tendências da hotelaria 2024

Descubra quais as tendências da hotelaria 2024

Posted by

Não pense que está tarde para conhecer as tendências da hotelaria 2024. Afinal, estamos encaminhando apenas para o primeiro trimestre do ano e ainda há muito tempo para otimizar seus serviços e melhorar a sua performance.

Estar atualizado com as novidades do mercado mostra que sua empresa é inovadora e preocupa-se em entregar sempre o melhor para seus clientes. Então, descubra quais as próximas tendências e como adaptá-las à realidade do seu negócio. 

✔️ Leia também: TikTok para hotelaria: aprenda a criar conteúdos chamativos

Tendências da hotelaria 2024

A seguir, confira todas as tendências do mercado hoteleiro e entenda porque o setor está seguindo este caminho. Além disso, confira algumas dicas de como colocá-la em prática em sua empresa.

É importante reforçar que não é porque é tendência que você deve seguir. Ou seja, precisa fazer sentido com o seu negócio. Bem como, deve estar alinhado ao perfil de público que você recebe.

1 – Inteligência artificial e Internet das Coisas

Não apenas do setor hoteleiro, mas todos os segmentos estão seguindo a tendência da Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). De modo geral, isso engloba desde as assistentes virtuais até o controle de voz.

Para seguir essas tendências da hotelaria 2024 é preciso adotar a tecnologia como aliada em sua empresa. Então, pode apostar em chatbots em suas plataformas online e até totens de atendimento físicos.

Outra boa sugestão é usar a automação nos quartos, para trazer mais autonomia e conforto aos usuários. Por exemplo, imagina ter uma Alexa à disposição dos hóspedes para ajudá-los a apagar as luzes, abrir cortinas e até fazer pedidos? Certamente vai elevar a qualidade da sua entrega.

✔️ Leia também: Até onde devo automatizar meu hotel?

2 – Tendências da hotelaria 2024: sustentabilidade

Ser sustentável tornou-se quase uma obrigação para os hotéis em 2024 | Foto: Freepik

A sustentabilidade é outra tendência que está presente não apenas no setor hoteleiro. Isso porque, o mundo tem caminhado para um cuidado maior com o meio ambiente. Além disso, muitas práticas sustentáveis foram criadas e podem ser adotadas.

Cada vez mais popular, a sustentabilidade também se tornou fator decisivo em uma reserva. Ou seja, muitos hóspedes buscam entender se a empresa é sustentável antes de fechar uma reserva.

Há muitas práticas que podem adotar nesse sentido, por exemplo, a redução do uso de embalagens plásticas e a reutilização de itens, como copos e talheres. Você também pode buscar tecnologias no segmento, como aquecimento da água por meio de bombas de calor ou o uso de placas solares.

3 – Check-in sem contato

Mais uma das tendências da hotelaria 2024 é o check-in sem contato. Dessa forma, o hóspede não necessita passar um tempo longo na recepção para resolver documentação ou efetuar pagamentos.

Hoje em dia é possível realizar o pagamento antecipado por meio das plataformas digitais. Bem como, todos os documentos e dados de cadastro podem ser efetuados com antecedência.

Outra facilidade nesse setor, é oferecer pagamentos em pix para o consumo no quarto. Assim, durante o check-out, basta o cliente deixar o quarto e todas as pendências estão resolvidas.

4 – Tendências da hotelaria 2024: hospedagem alternativa

Nos últimos anos houve um aumento na busca de hospedagens alternativas, como pousadas em florestas, chalés em manilhas fluviais e até mesmo quartos em barris gigantes de madeira.

Isso prova que o público está em busca de novas experiências, portanto, esse é o momento de inovar. Assim, você pode oferecer acomodações no próprio espaço que possui ou expandir seus negócios para uma nova vertente.

Pense em oferecer uma opção única aos seus clientes. Afinal, o que motiva o público é uma experiência inesquecível, mas sem esquecer o conforto e a comodidade oferecida pelos hotéis.

5 – Gastronomia inovadora

A gastronomia desempenha um papel fundamental nas experiências dos hóspedes, portanto, você deve considerar inovações nessa área. Por exemplo, apostar em pratos autorais, em um chefe de qualidade e até em opções que atendam todos os públicos.

Esta é uma das tendências da hotelaria 2024 mais fáceis de seguir e que ainda podem trazer mais lucro para seu negócio. Isso porque, pode considerar não apenas ser um restaurante para os hóspedes, mas abrir para o público em geral.

O que mais é visto nesse setor são pratos vegetarianos, cardápio autoral e chefe que assine o menu. Além disso, técnicas novas aplicadas, como a gastronomia molecular, podem trazer um charme especial para seu negócio.

✔️ Leia também: Gastronomia hoteleira: tendências e inovações

6 – Tendências na hotelaria 2024: personalização de serviços

Não poderia faltar nesta lista a personalização de serviços. Aliás, é uma tendência que vem sendo adotada pelas empresas há algum tempo. Com isso, os hotéis têm aumentado a taxa de retenção dos hóspedes.

De modo geral, a personalização é tornar a experiência mais exclusiva e demonstrar ao seu cliente que a empresa está pensando em seu conforto e bem-estar. Assim, há uma série de medidas que podem ser feitas.

Entrega de brindes personalizados, cartões, fotos no quarto são as mais usadas. Porém, você ainda pode oferecer uma experiência única durante a estadia, que faça sentido com o motivo da viagem de seus clientes.

✔️ Leia também: Como encantar hóspedes com a personalização de serviços?

7 – Centros de bem-estar e SPAs

Uma das tendências da hotelaria 2024 que visam a comodidade e conforto do cliente são os centros de bem-estar e SPAs. Ou seja, a rede hoteleira tem investido em construir em suas empresas esses espaços à disposição dos hóspedes.

Além de ser uma alternativa para que os clientes gastem mais durante sua estadia, também eleva a entrega dos seus serviços. Dessa forma, a sua empresa ganha pontos na hora da escolha, por seus diferenciais.

Ao criar esses espaços, você pode vender pacotes que já incluam esses serviços. Bem como, usá-los como cortesia em momentos especiais ou vender a parte. Então, de todas as formas estará aumentando seus lucros.

8 – Tendências da hotelaria 2024: experiências interativas e únicas

Pensando novamente em inovação, as experiências únicas e interativas também surgem como grande tendência em 2024. Isso se aplica a oferecer atividades e momentos diferentes aos seus clientes.

Salas imersivas, eventos temáticos e até experiências gastronômicas podem se enquadrar no quesito. Isso porque, a intenção é criar um momento único e que surpreenda seu público.

A empresa ganha destaque pela inovação e também atrai para seu nicho um público que busca novidades e gosta de tecnologia. Aliás, você pode criar uma agenda, com datas específicas, para que os hóspedes saibam quando ir ao local.

9 – Cuidado com a segurança e higiene

O cuidado com a higiene e segurança é uma tendência permanente | Foto: Freepik

Pode parecer besteira citar essa entre as tendências da hotelaria 2024, mas é um dos pontos com maior foco nos últimos anos. Afinal, após a pandemia da Covid-19, os hóspedes passaram a ser mais rigorosos com esses critérios.

Dessa forma, torna-se essencial mostrar aos clientes que a sua empresa cuida da segurança e higiene do local. Ou seja, o marketing precisa ser aliado nessa missão, para atrair o público.

Já dentro das ações, você pode fazer a inserção de mais câmeras, contratar seguranças e ter uma rotina de limpeza mais efetiva. Em geral, deve-se buscar formas de modernizar o que já é feito há algum tempo.

10 – Tendências da hotelaria 2024: aplicativos de hotéis

A área da tecnologia domina a maior parte das inovações do setor da hotelaria. Então, outro destaque fica por conta dos aplicativos próprios de hóteis. Assim, o cliente pode conhecer mais sobre o local, fazer sua reserva e até usufruir de alguns serviços da empresa.

No aplicativo é importante que sejam contempladas duas fases para o cliente: a contratação do serviço, com dados do hotel, área para reserva e até mesmo pagamento, e o uso de serviços no local. Portanto, permitir que o hóspede faça pedidos no restaurante, solicite informações e até confira mensagens importantes, como a senha do Wi-fi, por exemplo.

Você pode realizar parcerias com outras empresas locais e criar um guia sobre a cidade para ser disponibilizado no aplicativo. Dessa forma, faz com que seu usuário fique mais tempo e tenha mais opções de uso do app.

11 – Viagens de Bleisure

Há algumas tendências da hotelaria 2024  que dizem respeito ao consumo dos hóspedes, como é o caso dessa. O termo viagens de Bleisure representa aquele momento em que o cliente combina negócios com lazer.

Em geral, são as viagens motivadas pelo trabalho, mas que unem momentos de diversão. Por isso, os hotéis devem estar preparados para receber esse tipo de cliente, com foco em usufruir das dependências, mas em horários alternativos.

Você pode adaptar os horários dos seus serviços, para além do comercial, para que dê tempo desse tipo de hóspede desfrutar. Além disso, também é essencial oferecer espaços reservados para que possam trabalhar além do próprio quarto.

Por que acompanhar as tendências da hotelaria 2024?

Siga as tendências para melhorar sua competitividade no mercado | Foto: Freepik

Toda tendência é baseada no hábito do cliente. Então, essas mudanças acompanham o que o seu público espera e deseja hoje em dia. Por isso, é sempre importante estar pronto para realizar mudanças e inovar, para garantir a satisfação de quem contrata seus serviços.

Outro fator importante, é que essas tendências indicam como aprimorar a experiência dos hóspedes. Logo, terá clientes mais satisfeitos e isso aumenta a sua retenção e consequentemente os lucros.

Há também o aumento da competitividade do mercado, afinal, se as empresas inovam e a sua não, acaba tornando-se obsoleta. Mas, quando seu hotel está atento às tendências, sua credibilidade no setor aumenta. 

Por fim, você ainda tem a eficiência operacional melhorada, porque as tendências também indicam inovações que ajudam em processos internos. Ou seja, todas as áreas são beneficiadas.

Destaque-se no mercado hoteleiro

Agora você já sabe quais são as tendências da hotelaria 2024 e tem ideia de como aplicá-las. Portanto, entenda seu público e seu estilo de atuação e veja quais devem fazer parte de seu negócio.

Não tenha dúvidas que grande parte dessas tendências serão permanentes. Então, é indispensável se adaptar antes que seja tarde e todos os seus concorrentes estejam à sua frente.

✔️ Leia também: A Transformação Digital no Setor Hoteleiro