Sistema hoteleiro gratuito: 5 motivos para não usar

Posted by

Sistema hoteleiro gratuito. Precisamos falar sobre isso! Sabemos que economia é tudo, mas há riscos que você precisa conhecer!

Economizar é palavra de rei em qualquer empreendimento. É preciso calcular detalhadamente cada custo e investir apenas no indispensável para a empresa.

Precisamos reforçar essa última frase: investir apenas no indispensável para a empresa.

Falamos isso porque muitos hoteleiros têm trocado os sistemas pagos por softwares gratuitos para hotéis. E isso pode prejudicar, e muito, a sua gestão!

Neste post contaremos cinco desvantagens em utilizar um sistema hoteleiro gratuito e mostraremos porque você não deve cogitar essa possibilidade para seu estabelecimento! Confira.

1 – Controles limitados

O sistema hoteleiro gratuito possui um controle bastante limitado em relação aos sistemas pagos.

Geralmente a gestão oferecida por essas plataformas são bem simples, para controle de entrada e saída de hóspedes.

Um sistema hoteleiro gratuito pode não oferecer motor de reserva online, por exemplo, que é um controle muito importante para você. Também pode não permitir a integração com canais de venda, etc.

Outro problema é se você quiser fazer um acompanhamento maior. Nesse caso, terá que recorrer às planilhas, aumentando a demanda de trabalho da sua equipe.

2 – Um sistema hoteleiro gratuito não tem suporte especializado

O suporte oferecido por marcas de sistema hoteleiro gratuito geralmente é o mais genérico possível.

Além disso, não tem um acompanhamento especializado de cada cliente. Isso pode levar você a não ter um atendimento eficiente na hora de problemas operacionais.

Ou ainda pior.

A empresa que oferece o serviço, pode cobrar uma taxa bastante elevada somente para prestar o suporte que você precisa.

3 – Falta de atualização

O setor hoteleiro é um dos que mais cresce no mundo e, consequentemente, sofre alterações tecnológicas.

Se você não tem um sistema que acompanha essa demanda, vai prestar um serviço com falha para seus hóspedes. Isso reflete diretamente no seu financeiro, na sua comunicação – interna e externa – e, principalmente, no seu atendimento ao público.

4 – Sem segurança garantida

Uma das grandes vantagens em ter um sistema de gestão hoteleira pago. O serviço gratuito não garante que os certificados de segurança que você precisa estejam sempre atualizados ou, até mesmo, existam de fato.

Lembre-se que você tem acesso frequente às informações pessoais e de pagamentos dos seus clientes. Não dá para usar um serviço que não ofereça a segurança que seu hotel precisa para evitar fraudes e outros problemas com vazamentos de dados.

5 – Sistemas hoteleiros gratuitos não oferecem uma boa escalabilidade

Imagine que você resolve mudar o esquema de quartos do seu hotel. Um sistema hoteleiro gratuito, certamente, vai deixar a desejar quanto a escalabilidade.

Você pode até conseguir inserir a nova capacidade e outros novos adendos dos quartos, no entanto, o tempo gasto com essa atualização será bem maior e exigirá mais esforços da sua equipe.

Vale a pena abrir mão de um sistema para hotel gratuito e apostar em uma ferramenta que traz segurança e praticidade para o seu negócio!

O Simpleshotel é uma ferramenta bastante completa e com planos que cabem em seu orçamento. Vem conversar com nossos consultores!