eco-friendly

Eco-friendly: sustentabilidade em foco com o novo conceito

Posted by

Eco-friendly é um conceito relacionado ao mundo sustentável e que pode fazer parte do dia a dia da hotelaria. Aliás, muitos hóspedes têm buscado empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Sustentabilidade e consumo consciente já fazem parte de muitas empresas. Portanto, se ainda não sabe como inclui-lá em sua rede hoteleira, nós trazemos dicas e sugestões. Então, veja tudo sobre o tema neste artigo. 

✔️ Leia também: Ecoturismo: como promover a sustentabilidade na sua hotelaria

O que é um hotel eco-friendly?

De modo geral, é o hotel que foi construído, adaptado ou operado de uma maneira que minimiza ao máximo os impactos negativos, em especial, a emissão de gás carbono. Ou seja, a intenção é que ele faça bem ao meio ambiente e também a comunidade.

A tradução de eco-friendly é amigo do meio ambiente. Portanto, são as empresas com consumo consciente e que fazem da tecnologia uma aliada para sua evolução neste sentido de sustentabilidade.

É possível um hotel seguir esse modelo?

O conceito tem se aplicado muito aos hotéis, principalmente fora do Brasil. Afinal, a sustentabilidade tornou-se um fator decisivo na contratação dos serviços. Então, é preciso se adaptar.

Como ser um hotel eco-friendly?

O uso de itens recicláveis é uma medida que pode ser adotada | Foto: Freepik

Se você ainda não sabe como ser um hotel eco-friendly, confira algumas medidas que podem ser adotadas para ser uma empresa mais ecológica e sustentável.

  • Tenha árvores frutíferas para consumo dos clientes;
  • Use chuveiros inteligentes, com tempo predefinido;
  • Coloque sensores que ambiente que aumentem ou reduzem o brilho de lâmpadas;
  • Evite o uso de embalagens plásticas;
  • Forneça copos recicláveis ou de vidro para uso;
  • Coloque produtos em barra para os clientes, como shampoo e condicionador;
  • Reutilize a água da chuva para a limpeza de ambientes;
  • Opte por móveis sustentáveis;
  • Dê preferência a itens de decoração de artistas locais e que sejam frutos da reciclagem;
  • Faça compostagem e doe alimentos quando não forem utilizados;
  • Invista em infraestrutura verde, com painéis solares e torres de resfriamento geotérmico, por exemplo.

Há uma série de medidas que podem ser adotadas por sua empresa. Aliás, pode começar aos poucos, como a redução de embalagens e o uso de itens reutilizáveis, como copos, pratos e talheres.

✔️ Leia também: Hotéis Pet Friendly: o que são e quais as vantagens?

Por que ser um hotel sustentável?

Não tenha dúvidas que adotar a sustentabilidade melhorará seu negócio. Mas, se ainda não tem certeza sobre essa prática, veja alguns dos benefícios que outros hotéis já sentiram ao mudar sua forma de atuação.

  • Aumento dos clientes, aliás, pesquisas apontam que um a cada três consumidores optam por empresas sustentáveis;
  • Empresas divulgam marcas com selo sustentável, por exemplo, o Programa GreenLeaders, do TripAdvisor;
  • Reduz custos para a empresa;
  • Potencializa um marketing positivo para o hotel;
  • Traz mais credibilidade no mercado.

Além de todos os benefícios, ser um hotel eco-friendly também potencializa seu marketing. Afinal, é tido como um diferencial positivo e você deve explorar essa informação em suas comunicações. 

Reforce no marketing de sua empresa que é eco-friendly

Divulgue suas ações sustentáveis nas redes sociais | Foto: Frepik

Hoje em dia há muitos fatores que fazem com que um cliente escolha sua empresa e eles vão além do conforto. Isso porque, há mais pessoas conscientes e que seguem princípios que fazem com que algumas marcas saiam de seu radar.

Com toda a discussão em relação à sustentabilidade, aumentou muito a busca sobre esse termo e por hospedagem que atendam os requisitos. Então, você precisa deixar claro ao seu cliente quais práticas adota.

Faça postagens em suas redes sociais que mostrem as ações eco-friendly que adota em sua empresa. Aliás, explore o conteúdo de forma audiovisual e em plataformas como o TikTok.

Também não deixe de criar comunicações no próprio hotel, para que os hóspedes vejam e entendam a preocupação da sua empresa com o meio ambiente.

✔️ Leia também: TikTok para hotelaria: aprenda a criar conteúdos chamativos

Seja uma empresa sustentável

Não tem mais como uma empresa atuar sem pensar na sustentabilidade nos dias atuais. Portanto, o conceito não está em alta apenas pela procura dos clientes, mas pela sua importância.

Ser uma empresa sustentável tem se tornado um requisito obrigatório para muitos negócios, em especial, os hotéis. Então, se ainda não tem ações nesse nicho, crie uma equipe verde para resolver a questão.

Neste artigo, você conferiu uma série de ações eco-friendly que podem ser aplicadas. Portanto, comece com aquelas que estão ao seu alcance. Ou ainda, contrate uma assessoria especializada para ajudá-lo com a tarefa.

Faça a sua parte pelo meio ambiente, com práticas mais ecológicas e sustentáveis e perceba os benefícios. Assim, chamará a atenção de mais clientes e melhorará sua credibilidade em relação à concorrência.