O turismo ecológico, popularmente conhecido como ecoturismo, é uma modalidade de viagens que promove o contato com a natureza de forma sustentável e a conscientização em relação à preservação do meio-ambiente. Este tipo de turismo, muito valorizado atualmente pelo crescimento de tendências relacionadas à sustentabilidade, é benéfico às regiões visitadas pela sua característica principal: a preservação ambiental em detrimento do desperdício de recursos naturais e a propagação deste conhecimento à sociedade.
TURISMO TRADICIONAL X ECOTURISMO
O turismo convencional, baseado na mera visitação de regiões turísticas sem a preocupação com as flora e fauna, a economia e a comunidade local, é pouco valorizado pelo mercado turístico pela possibilidade de acarretar impactos negativos ao território visitado. A visitação de cidades e comunidades sem a mentalidade de contribuir positivamente para o desenvolvimento daquela região promove, muitas vezes, comportamentos predatórios, como o vandalismo e a depredação de áreas naturais e históricas, a exemplo de florestas, corpos de água e monumentos. Em contrapartida, o ecoturismo promove o turismo consciente, ou seja, a visitação de locais com a intenção de conhecer, preservar e contribuir ativamente para o crescimento daquela comunidade.
QUANDO SURGIU O ECOTURISMO?
O ecoturismo surgiu na década de 1970 como um movimento global de resposta ao turismo de massa, que incorporou impactos negativos ao desenvolvimento estratégico dos locais pelas suas características exploratórias. Em 1994, foram implementadas no Brasil as Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESTE TIPO DE TURISMO?
O turismo ecológico envolve atividades físicas ao ar livre e educativas que promovem o contato direto com a natureza, de modo a conhecê-la e preservá-la. São exemplos a caminhada, o mergulho em rios e mares, a observação de fauna e flora, o ciclismo, a escalada e o rapel, o montanhismo e alpinismo entre outros esportes, como rafting e canoagem.
ONDE FAZER ECOTURISMO NO BRASIL?
O Brasil é um país tropical de dimensões continentais e rico em recursos naturais, o que o torna um dos principais destinos mundiais para o ecoturismo.
A floresta Amazônica, no estado do Amazonas, é um dos destinos brasileiros mais cotados pelos adeptos do turismo ecológico devido às abundantes e exóticas fauna e flora locais, além da presença de povos indígenas tradicionais. É possível registrar momentos inesquecíveis ao fazer caminhadas nas florestas, velejar pelo rio Amazonas e vivenciar a cultura local junto das tribos de índios.
Para quem busca contemplação e aventura, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, proporciona aos seus visitantes visuais deslumbrantes e águas cristalinas para a prática de esportes radicais, como o mergulho em cachoeiras e rafting pelas corredeiras dos rios.
A Chapada da Diamantina, na Bahia, é uma opção para quem deseja ir além das praias baianas. É possível acampar em florestas e conhecer, ao longo de dias de caminhada, grutas, cavernas, cachoeiras e diferentes animais e plantas.
Outros locais muito visitados são o Jalapão, no Tocantins; a cidade de Brotas, em São Paulo; e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Independentemente do local, lembre-se que a prática da preservação ambiental e patrimonial é benéfica em qualquer contexto e a escolha de contribuir ativamente para o desenvolvimento local é o fator decisivo para transformar uma viagem comum em uma experiência única e sustentável!
COMO OFERTAR O ECOTURISMO NA SUA HOTELARIA?
O turismo ecológico é uma tendência em crescimento no segmento de turismo global e pode ser ofertado aos viajantes por meio de serviços como atividades esportivas ao ar livre e aquáticas, passeios de observação e ações educacionais em relação à preservação do meio-ambiente.
E você, como aplica a sustentabilidade na sua hospedagem?