Estratégias Financeiras Exclusivas para Hotéis e Pousadas

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Não é novidade que a saúde financeira de um negócio é de suma importância, independente de qual seja. E quando se trata de hotéis e pousadas, onde existem diversas variáveis que precisam ser vencidas, o cenário pode ser ainda mais complexo. Por isso, ter estratégias financeiras exclusivas para a sua hospedagem se mostra algo muito útil.

As estratégias financeiras são algumas manobras e dicas que ajudam empreendedores do ramo hoteleiro a “contornarem” certas adversidades que outros negócios não teriam, como a baixa temporada, por exemplo. 

Maximizar as receitas e controlar o caixa é uma prioridade máxima para hoteleiros e pousadeiros. Fazer ajustes de tarifas e preços, segmentar clientes e outras ações podem ser a chave para o sucesso do negócio. Confira!

Confira estratégias financeiras exclusivas para hotéis e pousadas!

Otimização da Receita

A exploração de técnicas avançadas para a maximização da receita por quarto disponível (RevPAR) é um bom início, pois geralmente, é a fonte principal de receita de um hotel.

E para que o RevPAR aumente, é preciso aumentar a receita por quarto disponível. E isso normalmente pode acontecer com o aumento da taxa de ocupação ou com o aumento da diária média. Mas, também, pode ocorrer de diversas formas:

  • Investimento em marketing digital e mídias sociais;
  • Programas de fidelidade;
  • Parcerias com agências e plataformas OTA;
  • Promoções sazonais;
  • Segmentação de público, oferecendo serviços personalizados de acordo com cada perfil de cliente mapeado;

Lembrando que todas as técnicas acima mencionadas precisam ser devidamente analisadas e estrategicamente implementadas. 

E para aumentar o valor da diária média, basta cobrar um valor maior por cada quarto reservado. Porém, só aumentar o preço sem justificativa pode ter o efeito contrário. Há uma necessidade de justificar para o aumento de preço, como:

  • Criação de pacotes especiais e serviços adicionais, como spa, restaurante, passeios, por exemplo;
  • Aprimoramento da experiência do cliente e dos serviços, como transformar a sua hospedagem em hotel/pousada boutique;
  • Ajuste de preços conforme a demanda/temporada;
  • Oferecer diferenciais, como café da manhã incluso, estacionamento gratuito para hóspedes, wi-fi gratuito, descontos com parceiros, etc.

Segmentação de Mercado

Pode parecer incomum, mas um hotel/pousada pode ter diversos tipos de públicos e isso é porque há diversos tipos de viajantes que buscam coisas diferentes em cada viagem. Há pessoas que preferem viajar com o máximo de conforto e não se importam com o preço, há aqueles que preferem economizar com hospedagem e investir mais em experiências… 

Então, é de suma importância identificar e segmentar os tipos de clientes da sua hospedagem para personalizar os preços oferecidos e as ofertas. Com isso, o seu hotel, pousada ou hostel terá diversos benefícios, como adotar estratégias mais efetivas.

Como você vai segmentar, depende muito de negócio para negócio. Pode ser por faixa etária, preferências, cruzar dados de país/cidade de origem. O importante mesmo é entender o que eles procuram e oferecer serviços dedicados, que façam sentido de acordo com cada perfil.

Parcerias Estratégicas

Saiba escolher as suas parcerias

 

Uma maneira de aumentar a receita da sua hospedagem é com a criação de parcerias, sejam com agências de viagens ou plataformas OTA, porque elas funcionam como mais um canal de venda para o seu negócio. 

Quando se trata das plataformas OTA, principalmente, pode haver um aumento significativo no número de reservas, já que, por conta da facilidade, flexibilidade de pagamento e visibilidade, o alcance do público é muito maior e mais efetivo.

Esse alcance também ocorre porque as plataformas de turismo on-line são uma estratégia de marketing que segmenta os públicos. Além dessa presença on-line, o hotel, pousada e hostel aparecem para o público-alvo, e isso acaba sendo um bom reforço da marca.

Porém, um ponto de atenção quando se faz uma parceria com plataformas OTA, é em relação a algumas métricas essenciais, como o custo por reserva, que pode ser obtido ao dividir o valor pago a plataforma pela hospedagem (toda plataforma retém parte da receita das reservas realizadas no canal), pelo número de reservas realizadas através da OTA. E é esse indicador que vai viabilizar qual o melhor OTA para a sua parceria.

Gestão Eficiente de Custos

A gestão eficiente de alguns custos podem ajudar na saúde financeira do seu hotel/pousada de diversas formas, desde pequenas ações até as mais complexas.

Por exemplo, uma gestão eficiente de energia elétrica pode ajudar a reduzir o valor com o uso de lâmpadas de baixo consumo e utilização de sensores de movimento em áreas comuns. E investir em isolamento térmico para reduzir a necessidade de aquecimento ou refrigeração podem ser algumas alternativas.

Outra forma é com a gestão do seu estoque a fim de evitar desperdícios e reduzir custos, principalmente com produtos alimentícios perecíveis ou de baixa rotatividade. Para isso, é necessário uma análise de demanda apurada para manter apenas os itens necessários.

Diversificação de Receitas

A maioria dos hotéis e pousadas não precisam ter apenas as reservas de quartos como a única fonte de receita do negócio.

Uma das formas de diversificar a receita e aumentar a resiliência do negócio é oferecer serviços complementares que possam atrair diversos tipos de clientes, como serviços de restaurante, bar, café da manhã, spa, academia, atividades recreativas, tours locais, transfers, entre outros. Uma outra vantagem é que essa estratégia pode não só atrair hóspedes, mas também clientes locais e turistas não-hóspedes.

Outra forma é a locação dos espaços para eventos, como casamentos, conferências, reuniões corporativas, festas e workshops. E, ainda assim, oferecer serviços adicionais para esse tipo de cliente, como catering e equipamentos audiovisuais, por exemplo.

Gestão de Riscos Financeiros

A gestão de riscos financeiros é essencial a longo prazo, pois é possível mitigar flutuações cambiais, crises econômicas e imprevistos, por meio de planejamento financeiro sólido e adequado.

Primeiro passo é a identificação de diferentes riscos financeiros que um hotel, pousada ou hostel pode enfrentar (que pode ser desde flutuações de câmbio até uma pandemia global). Após identificar os riscos, é necessário considerar a ocorrência e o impacto financeiro deles no negócio, podendo envolver análises quantitativas e qualitativas para determinar quais riscos podem ser mais expressivos.

A partir disso, o terceiro passo é desenvolver estratégias de mitigação, que podem ser variadas de acordo com o que foi levantado. E essas mesmas estratégias devem manter um monitoramento contínuo, como a análise regular de indicadores-chave de desempenho, revisão frequente das políticas de gestão, entre outros.

Use um bom PMS

Quando se trata do ramo hoteleiro, a adoção de um sistema de gestão hoteleira integrado, a geração e análise de dados e a automação podem aprimorar o rendimento e a rentabilidade. Por isso, não há como negar que o investimento em tecnologias é essencial nos dias de hoje para uma hospedagem, seja ela hotel, hostel ou pousada. 

O uso de PMS hoteleiro eficiente permite uma gestão eficaz, além de melhorar a gestão da disponibilidade de quartos e maximizar a receita pela precificação dinâmica, o que ajuda bastante a assegurar uma taxa de ocupação saudável e a aumentar a receita. Além disso, um PMS automatiza de processos financeiros, como faturamento de clientes, controle de contas a receber e a pagar, geração de relatórios, emissão de notas fiscais, etc.

Um bom PMS deve ser de fácil usabilidade, ser completo e robusto. Por isso, o Simpleshotel é a solução perfeita para o seu negócio. Além de possuir diferenciais como a usabilidade, armazenamento em nuvem e não ter a necessidade de uma instalação, também conta com um atendimento humanizado e garante um orçamento de acordo com o tamanho da sua hospedagem. Solicite um orçamento no site e entre em contato conosco!