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Experiência do cliente no hotel: o que mudou durante a pandemia

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A pandemia trouxe inúmeras mudanças em nossa rotina, não seria diferente com a experiência do cliente no hotel. Estratégias para um bom atendimento agora se misturam aos protocolos de saúde para a satisfação do hóspede.

Garantir uma experiência agradável e positiva tornou-se um diferencial importante. Afinal, faz tempo que o valor da diária deixou de ser o fator de escolha para os clientes. 

É por isso que este texto foi preparado para te ajudar a entregar a melhor experiência para o hóspede. Continue lendo para conhecer nossas dicas!

O que é a experiência do cliente no hotel?

Caso não saiba, trata-se da percepção que o cliente tem em relação ao serviço prestado. A experiência do hóspede baseia-se em todas as interações que ele tem com a empresa, o que significa que ela começa na pesquisa.

Por exemplo, se a reserva pode ser feita virtualmente em ambiente rápido e intuitivo, isso entra como um diferencial. 

A confirmação da estadia através de ligações ou notificações via e-mail também são pontos positivos. Isso demonstra preocupação por parte do hotel e colabora para aumentar sua expectativa.

Assim, todo esse cuidado serve para construir uma boa relação, o que certamente levará a satisfação do cliente após a hospedagem. 

Por que a experiência do hóspede é importante?

A competitividade é algo que faz parte da dinâmica do setor hoteleiro que precisa encontrar meios para ser marcante. Não são as acomodações mais luxuosas, a infraestrutura do hotel ou os serviços oferecidos que garantem a satisfação. 

Investir na experiência do cliente no hotel pode resultar em destaque no setor e benefícios para a empresa. O principal é a fidelização deste hóspede que tende a voltar pelo bom atendimento. 

Oferecer um atendimento humanizado que encante e atenda as expectativas, além de um pós-venda de qualidade é fundamental. Como resultado o cliente retorna simplesmente porque se sentiu bem naquele lugar.

Como promover personalização na experiência do cliente no hotel durante a pandemia

Você deve estar se perguntando como oferecer essa experiência no hotel em tempos de pandemia. 

Antes mesmo da COVID-19 transformar os serviços, a satisfação do cliente já era bastante debatida. O assunto remete à personalização para que o hóspede tenha suas necessidades atendidas com eficiência. 

Para te ajudar nessa missão, temos 5 pilares que podem transformar a experiência do cliente pós-pandemia em seu hotel. Confira a seguir:

Mantenha os padrões de limpeza e higienização

Experiência do cliente no hotel
Assim, é preciso dobrar os cuidados de limpeza!

Esse é um fator crucial muito antes de sonharmos com o momento atual e hoje o cuidado é redobrado. 

Por ser uma crise sanitária, a COVID-19 exigiu dos estabelecimentos mais precaução com a limpeza e higienização dos ambientes. Desta forma, o hotel precisa ser estratégico quanto às práticas executadas nessa área. 

Utilize a tecnologia a seu favor para a experiência do cliente no hotel

Ficou para trás o tempo em que o cliente precisava agendar tudo presencialmente. Agora ele faz tudo do próprio celular, de onde estiver e com total praticidade.

Para que isso aconteça, o hotel precisa trabalhar com o sistema de OTAs ou agências de viagem online. Basicamente, é uma plataforma de “self-service” onde o cliente escolhe tudo relacionado ao pacote. 

Serviços como o Trivago, Hurb e Booking.com entram nessa modalidade e são uma mão na roda para elevar a experiência do cliente no hotel. 

Treine bem a sua equipe

Um atendimento cordial e marcante só é possível se a sua equipe estiver bem preparada. Esse resultado você só consegue com treinamento e capacitação, então invista na educação dos colaboradores. 

Você pode montar a jornada do cliente, uma forma de mostrar seus passos desde a pesquisa até o pós-venda. Com isso, a equipe aprende a proceder da melhor forma em cada situação. 

Seja criativo e flexível com seus pacotes e reservas

O turismo também tem suas tendências que podem ser aplicadas na oferta dos seus serviços. 

Nisso, entram estratégias criativas para divulgar os pacotes e soluções práticas para as reservas, como o OTAs mencionado anteriormente. Ainda é interessante ter políticas flexíveis em relação a pagamento e cancelamento, visando a experiência do hóspede.

Tenha um bom planejamento hoteleiro

Uma das melhores formas de investir na experiência do cliente no hotel é através do planejamento hoteleiro. Trata-se de um plano estratégico para destaque e excelência da empresa no setor. 

Aqui no blog do Simpleshotel já falamos sobre os 3 passos para o sucesso do estabelecimento. Você pode conferir essas dicas neste link.