A pandemia trouxe inúmeras mudanças em nossa rotina, não seria diferente com a experiência do cliente no hotel. Estratégias para um bom atendimento agora se misturam aos protocolos de saúde para a satisfação do hóspede.
Garantir uma experiência agradável e positiva tornou-se um diferencial importante. Afinal, faz tempo que o valor da diária deixou de ser o fator de escolha para os clientes.
É por isso que este texto foi preparado para te ajudar a entregar a melhor experiência para o hóspede. Continue lendo para conhecer nossas dicas!
O que é a experiência do cliente no hotel?
Caso não saiba, trata-se da percepção que o cliente tem em relação ao serviço prestado. A experiência do hóspede baseia-se em todas as interações que ele tem com a empresa, o que significa que ela começa na pesquisa.
Por exemplo, se a reserva pode ser feita virtualmente em ambiente rápido e intuitivo, isso entra como um diferencial.
A confirmação da estadia através de ligações ou notificações via e-mail também são pontos positivos. Isso demonstra preocupação por parte do hotel e colabora para aumentar sua expectativa.
Assim, todo esse cuidado serve para construir uma boa relação, o que certamente levará a satisfação do cliente após a hospedagem.
Por que a experiência do hóspede é importante?
A competitividade é algo que faz parte da dinâmica do setor hoteleiro que precisa encontrar meios para ser marcante. Não são as acomodações mais luxuosas, a infraestrutura do hotel ou os serviços oferecidos que garantem a satisfação.
Investir na experiência do cliente no hotel pode resultar em destaque no setor e benefícios para a empresa. O principal é a fidelização deste hóspede que tende a voltar pelo bom atendimento.
Oferecer um atendimento humanizado que encante e atenda as expectativas, além de um pós-venda de qualidade é fundamental. Como resultado o cliente retorna simplesmente porque se sentiu bem naquele lugar.
Como promover personalização na experiência do cliente no hotel durante a pandemia
Você deve estar se perguntando como oferecer essa experiência no hotel em tempos de pandemia.
Antes mesmo da COVID-19 transformar os serviços, a satisfação do cliente já era bastante debatida. O assunto remete à personalização para que o hóspede tenha suas necessidades atendidas com eficiência.
Para te ajudar nessa missão, temos 5 pilares que podem transformar a experiência do cliente pós-pandemia em seu hotel. Confira a seguir:
Mantenha os padrões de limpeza e higienização
Esse é um fator crucial muito antes de sonharmos com o momento atual e hoje o cuidado é redobrado.
Por ser uma crise sanitária, a COVID-19 exigiu dos estabelecimentos mais precaução com a limpeza e higienização dos ambientes. Desta forma, o hotel precisa ser estratégico quanto às práticas executadas nessa área.
Utilize a tecnologia a seu favor para a experiência do cliente no hotel
Ficou para trás o tempo em que o cliente precisava agendar tudo presencialmente. Agora ele faz tudo do próprio celular, de onde estiver e com total praticidade.
Para que isso aconteça, o hotel precisa trabalhar com o sistema de OTAs ou agências de viagem online. Basicamente, é uma plataforma de “self-service” onde o cliente escolhe tudo relacionado ao pacote.
Serviços como o Trivago, Hurb e Booking.com entram nessa modalidade e são uma mão na roda para elevar a experiência do cliente no hotel.
Treine bem a sua equipe
Um atendimento cordial e marcante só é possível se a sua equipe estiver bem preparada. Esse resultado você só consegue com treinamento e capacitação, então invista na educação dos colaboradores.
Você pode montar a jornada do cliente, uma forma de mostrar seus passos desde a pesquisa até o pós-venda. Com isso, a equipe aprende a proceder da melhor forma em cada situação.
Seja criativo e flexível com seus pacotes e reservas
O turismo também tem suas tendências que podem ser aplicadas na oferta dos seus serviços.
Nisso, entram estratégias criativas para divulgar os pacotes e soluções práticas para as reservas, como o OTAs mencionado anteriormente. Ainda é interessante ter políticas flexíveis em relação a pagamento e cancelamento, visando a experiência do hóspede.
Tenha um bom planejamento hoteleiro
Uma das melhores formas de investir na experiência do cliente no hotel é através do planejamento hoteleiro. Trata-se de um plano estratégico para destaque e excelência da empresa no setor.
Aqui no blog do Simpleshotel já falamos sobre os 3 passos para o sucesso do estabelecimento. Você pode conferir essas dicas neste link.