Como Escolher o Melhor Software para Gerenciar o Seu Hotel?

Posted by

Gerenciar o seu hotel é uma necessidade básica, afinal de contas, como saber quais quartos estão reservados, para quais datas e a quantidade de pessoas em cada um? Além disso, é necessário fazer gestão financeira, de recursos humanos, de estoque e assim por diante.

Mas, fazer tudo isso à mão, anotando em um caderno ou planilha física pode ser inviável. Você também pode usar uma planilha eletrônica e compartilhá-la com outros membros da equipe. Ainda assim, será algo trabalhoso, sem contar nas grandes chances de erros.

Por isso, ter um software de gestão pode ser a sua melhor opção! Mas como escolher um que esteja de acordo com as necessidades do meu hotel?

Bom, fizemos este conteúdo para ajudá-lo a escolher da melhor forma possível. Confira abaixo as nossas dicas!

Software de gerenciamento de hotel: 5 fatores a considerar

1. Segurança da informação

Manter os dados do seu negócio seguro é de grande importância. Afinal de contas, existem pessoas mal intencionadas na rede que podem danificar ou roubar informações valiosas do seu negócio.

Portanto, apostar em um software que ofereça boa segurança da informação é essencial.

Aí você pode pensar: “então é melhor deixar no papel mesmo que ninguém pega”. Você também pode ter funcionários agindo de má fé e passando informações para a concorrência. O papel pode molhar, pode ocorrer um incêndio, ele pode ser roubado ou perdido. 

O armazenamento digital com uma boa segurança da informação é fundamental. Na hora de buscar um software de gerenciamento, certifique-se de que ele tenha essa característica.

2. Armazenamento na nuvem

Algumas pessoas armazenam essas informações em pen drives ou CDs, mas essas não são formas seguras de guardá-las. Você pode usá-los como uma forma de backup, mas não como o local principal.

Nesse caso, o armazenamento na nuvem é a melhor das opções. E, normalmente, as empresas que fornecem esse tipo de armazenamento também possuem uma ótima estrutura de segurança dos dados, então não há com o que se preocupar.

Com esse tipo de armazenamento, outra vantagem, é o fato de poder acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora por meio de um celular, tablet ou qualquer outro dispositivo do tipo.

3. Suporte e atendimento

Esse talvez seja o ponto mais relevante. Afinal de contas, de que adianta um software que tem diversas funcionalidades, é personalizável, mas vive dando defeito e a empresa não presta o atendimento e suporte adequados? Acaba sendo muito pior.

Esse fator pode ser observado já no momento do primeiro contato com a empresa. Qual o tempo de resposta? As dúvidas são respondidas de forma clara? Existe uma pessoa de verdade para tirar as suas dúvidas? 

Na hora de tirar as dúvidas sobre o produto, entenda como funciona o suporte. Por exemplo, quais tipos de ajustes devem ser feitos para manutenção? Quanto tempo o suporte leva para chegar na empresa? Tudo isso precisa ser levado em consideração.

4. Personalização

Cada hotel é diferente porque cada um é gerido por pessoas diferentes. Cada negócio funciona de uma determinada forma e o software precisa se adaptar a isso.

Portanto, busque por um que tenha essa característica. Ele ser personalizável é algo de grande importância, pois só assim o software conseguirá oferecer os benefícios que o seu hotel precisa.

5. Prática e intuitiva

Pense bem, o software deverá ser utilizado diariamente e por diversas pessoas — pelo menos — 1 responsável de cada setor. Sendo assim, a ferramenta precisa ser prática e intuitiva ou, trocando em miúdos, precisa ser fácil de utilizar.

Por exemplo, algo básico como o gerenciamento de reservas precisa ser rápido de ser feito. O responsável precisa “bater o olho” na tela e já identificar onde vai clicar para realizar o cadastro dessa informação.

É claro que, uma empresa que seja confiável e que pense mais no cliente do que em necessariamente vender o produto, estará à disposição para oferecer o suporte, especialmente, em um primeiro momento.

Ter um software para gerenciar o seu hotel é algo fundamental para o sucesso do seu negócio. Muita gente deixa de contratar um por acreditar ser algo caro e sem necessidade. Não cometa esse erro, pois o que você investir no software retornará no médio e longo prazo e ainda mais.

Aqui a gente tem o software que você precisa. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto com os nossos especialistas!