Gestão para Hotéis de Pequeno e Médio Porte: o que Você Precisa Saber!

Posted by

Hotéis de pequeno e médio porte também precisam se preocupar com a gestão das diversas áreas que compõe o negócio. É necessário ficar atento à gestão financeira, de pessoas, entre outros tipos.

Por exemplo, como foi a gestão durante o período de pandemia? Você conseguiu resistir bem aos impactos? A gestão de crises também é essencial para manter o seu negócio bem mesmo em tempos difíceis. 

Assim, a gestão como um todo é de grande relevância para o sucesso do seu negócio. Confira abaixo algumas dicas importantes para colocar em prática!

Hotéis de pequeno e médio porte: como fazer uma boa gestão

Tenha uma excelente equipe

Qualquer empresa é feita por pessoas e com o seu hotel isso não é diferente. Assim, contratar pessoas de excelência e que estão de acordo com o objetivo da empresa é fundamental.

Você pode estabelecer uma pessoa de cada departamento para fazer a gestão ou, a depender do tamanho do seu hotel, ter um especialista em gestão hoteleira pode resolver o problema.

Esteja preparado para emergências

É extremamente importante saber gerenciar emergências e crises no seu hotel. É claro que esses acontecimentos costumam ser imprevisíveis, mas é possível estar preparado.

Por exemplo, pode acontecer de um hóspede ter uma experiência ruim no hotel, afinal de contas, falhas ocorrem a todo momento. Ele pode comentar nas redes sociais sobre o ocorrido e o seu estabelecimento ficará com uma imagem ruim.

Por isso, saber como lidar com esse tipo de acontecimento por meio de um plano de gestão é fundamental. 

Sempre ouça os clientes

Os clientes vão ajudá-lo a melhorar os processos da sua empresa. Por meio da queixa deles é possível identificar o que não vai tão bem e, a partir disso, modificar o plano de gestão traçado inicialmente.

Além disso, é importante conhecer cada um deles, entender quais os seus gostos e vontades, especialmente aqueles recorrentes que já frequentam o seu hotel há algum tempo.

Tenha bons equipamentos

Um software de gestão pode ser uma excelente opção para melhorar os processos do seu negócio. Isso facilitará e muito a vida de todos.

Uma das vantagens que esse tipo de programa oferece é que você mesmo pode fazer a gestão do seu negócio sem precisar contratar mais uma pessoa. Não vai precisar terceirizar a gestão de um negócio que você conhece melhor do que ninguém.

Normalmente, um bom software de gestão para hotéis oferece grandes vantagens como:

  • melhorar o processo de reservas, evitando erros de check-in;
  • integração com canais de venda;
  • oferece informações rápidas e fáceis de interpretar;
  • você pode acessar de onde estiver pela tela do seu celular.

Veja como o software SimplesHotel pode ajudar na resolução de diversos problemas de forma prática e rápida!

Integre as áreas

Outra maneira de melhorar a gestão do seu hotel é integrando as áreas em um único espaço para que todos os responsáveis tenham acesso às informações relevantes para melhorar o plano de gestão.

Até mesmo, se você for a única pessoa que está cuidando disso, fica muito mais fácil ver todas as coisas de um só lugar.

Por exemplo, você pode saber rapidamente sobre o estoque de produtos de limpeza ou de alimentos para café da manhã. Pode saber também quais são os quartos que estão ocupados e os que estão disponíveis sempre que precisar.

Ofereça treinamento

Ter uma equipe treinada com foco na gestão do hotel é fundamental. Por exemplo, se você tem alguém responsável para cuidar das roupas de cama e banho dos quartos, é interessante que ela seja treinada.

Não apenas para mexer no software de gestão da empresa, mas também para tornar os processos do trabalho mais fáceis e mais rápidos de serem realizados.

Saiba identificar as melhorias

É justamente ao identificar onde os processos podem ser melhorados que há um crescimento na gestão do hotel.

É importante também saber identificar quais procedimentos precisam ser modificados.

Tudo isso pode ser feito com a ajuda de todos. As equipes precisam estar em comum acordo, com foco no objetivo e ter autonomia para dar ideias e sugestões sobre como melhorar os processos de gestão.

Assim, hotéis de pequeno e médio porte podem e devem fazer a gestão dos seus processos. Esse é um tipo de maturidade de negócio que não cabe apenas para grandes redes de hotéis, mas sim, para empreendimentos de qualquer tamanho.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o nosso e-Book e confira as 5 Práticas para uma Gestão Hoteleira Eficiente!