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Sazonalidade na Hotelaria: como lidar da melhor forma?

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A sazonalidade na hotelaria é uma realidade que consegue assustar muitos gestores. Por exemplo, quem tem hotel no litoral já fica imaginando o período ruim durante o inverno. Mas a verdade é que existem estratégias que podem ser colocadas em prática.

E é exatamente pensando nisso que fizemos este conteúdo, para mostrar que é possível sim continuar lucrando mesmo nos períodos de maior baixa.

Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a manter as reservas em alta durante todo o ano!

6 dicas para resolver a sazonalidade na hotelaria

1. Identifique qual o seu período sazonal

Para resolver um problema, o primeiro passo é ter tudo muito bem identificado e determinado. Afinal de contas, como você vai resolver algo se não sabe por onde começar?

Sua sazonalidade é durante o inverno? No período de verão quando a maioria das pessoas estão passeando de férias? 

Identifique também por quanto tempo é o seu período de sazonalidade: semanas, meses, bimestre e assim por diante.

2. Saiba qual é o seu público nesse período

Digamos que o seu hotel seja mais voltado para o público corporativo, que realiza muitas reuniões empresariais. Nesse caso, é bem provável que nos períodos de alta estação para a maioria dos hotéis, o seu fique com quartos vazios.

Mas nunca fica completamente vazio, não é mesmo? Quem são as pessoas que fazem reserva nesse período? O que elas fazem e, o mais importante, por que procuraram o seu hotel, por que resolveram viajar?

A partir disso você já consegue direcionar os seus esforços para esse grupo de pessoas. Por exemplo, autônomos que possuem um período de baixa nos lucros no início do ano e estão viajando a negócios, tentando aumentar os lucros da empresa com outros empreendimentos.

3. Fique de olho no calendário de eventos da região

Uma das melhores formas de continuar com as taxas de reservas em alta, mesmo no período de baixa estação é ficando de olho no calendário de eventos.

Afinal de contas, a depender do que vai acontecer, muitas pessoas podem viajar para a cidade onde fica localizado o seu hotel ou pousada e vão precisar de um local para descansar.

Pode ser um seminário, uma palestra, uma feira, qualquer coisa é um bom motivo para divulgar o seu empreendimento como uma boa opção para quem vem de outra cidade.

Inclusive, o time de marketing deve ficar alerta, pois será ele o responsável por atrair maior público em situações como essa. 

4. Faça seus próprios eventos

Não tem muitos eventos na sua cidade, especialmente durante a pandemia? Faça os seus próprios eventos!

Por exemplo, você pode contratar um renomado chef de cozinha para dar um curso de gastronomia. Um palestrante famoso para falar sobre finanças para empreendedores, o que tem tudo a ver para hotéis voltados para o público corporativo.

É como ter um plano B: quando faltar eventos, a sua equipe entra com uma solução interessante, criativa e que consegue bons resultados.

5. Atraia influenciadores digitais

Essa é uma excelente estratégia para enfrentar a sazonalidade, afinal de contas, os influenciadores conseguem fazer verdadeiras maravilhas quando o assunto é divulgação de um produto ou serviço.

Não escolha um pelo número de seguidores, mas sim pelo nicho de atuação e também pelo nível de engajamento na rede dele.

Lembre-se de que existe muita gente que compra seguidores, então não vai adiantar nada pagar para um blogueiro divulgar o seu hotel se os seguidores deles não gostam do seu produto ou, pior ainda, nem existem.

6. Faça ações promocionais

Esse é outro ótimo atrativo nos momentos de baixa sazonalidade. Afinal de contas, quem não gosta de um bom desconto?

Para ampliar o alcance de reservas, você pode oferecer um desconto proporcional, por exemplo, por indicação. Você gera um link para o seu hóspede e quanto mais pessoas fizerem reservas por meio desse link, mais desconto ele ganha na próxima estadia.

Tem muita gente querendo viajar em épocas de baixa estação, aliás, muitas deixam para viajar justamente nesse período por causa dos valores mais baixos das reservas. Então, foque nesse público, coloque em prática as dicas de sazonalidade na hotelaria e aproveite cada oportunidade de gerar um novo cliente.

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