hotel fazenda

Hotel fazenda: a hospedagem mais buscada pelos clientes

Posted by

Hotel fazenda foi um dos principais termos buscados no Google nos últimos meses na área de hotelaria. Isso mostra que o público tem um interesse genuíno nesse tipo de acomodação e que é uma área interessante a se explorar.

É claro que esse tipo de hospedagem requer um investimento maior e um espaço que tenha contato direto com a natureza. Mas, ter um hotel nesse estilo não é tão difícil quanto parece.

Neste artigo, vamos te explicar mais sobre o conceito e o que os clientes têm buscado em acomodações deste tipo. Assim, pode ajudá-lo a adaptar a sua empresa ou começar um novo negócio para atender a essa demanda. 

✅ Leia também: Ecoturismo: como promover a sustentabilidade na sua hotelaria

O que é um hotel fazenda?

De modo geral, esses hotéis são espaços construídos em antigas fazendas ou em amplos espaços que têm contato com a natureza. Aliás, é comum que os clientes busquem hospedagens que mantém mais aspectos históricos do local.

Já entre as principais características de um hotel fazenda que chamam a atenção do público está o conforto. Ou seja, ambientes climatizados, quartos espaçosos, ambientes de lazer bem equipados, piscinas, estruturas esportivas e atividades recreativas, em especial, para crianças.

É comum que o principal público para esse tipo de acomodação sejam famílias, principalmente com crianças. Assim, tendem a ser estadias mais longas, de uma semana, para aproveitar um momento de lazer e descanso.

O luxo e a sofisticação não são o ponto de destaque nesses locais, mas sim as atividades que oferecem. Aliás, o modelo de hospedagem all inclusive é ideal para a maioria dos hóspedes. Isso porque, já podem fechar pacotes completos com alimentação e lazer. 

Quais as atividades buscadas nesse tipo de hotel?

Como dito, um dos principais atrativos de um hotel fazenda são as atividades ao ar livre oferecidas. Então, é comum que o público busque por:

  • Trilhas;
  • Passeios à cavalo;
  • Recreação infantil;
  • Culturas agrícolas (como cuidar de pomar e hortas);
  • Atividades esportivas em geral.

A maioria das pessoas que buscam por essa acomodação querem um momento especial de conexão com a natureza. Assim, as atividades ligadas ao meio ambiente costumam ser o maior atrativo.

Já a alimentação também pode ser um fator decisivo na escolha. Ou seja, investir em refeições típicas, bem como, em preparos feitos em churrasqueiras e fogões à lenha, podem ajudar a criar essa atmosfera rural. 

O que preciso fazer para ser um hotel fazenda?

Oferecer um contato mais íntimo com a natureza é indispensável | Foto: Freepik

A estética e a localização são fatores primordiais para ser um hotel fazenda. Afinal, é esse contato com a natureza que os hóspedes buscam. Então, é indicado que sua empresa esteja em um ambiente um pouco mais afastada das cidades.

Em geral, os principais hotéis fazendas do Brasil estão em cidades do interior ou em áreas mais afastadas dos grandes centros. Isso porque, o público que mais consome esses serviços são as pessoas que querem descansar do dia a dia cansativo. 

É preciso que o espaço que seu hotel ocupe seja amplo para que as acomodações atendam às necessidades de seu público e proporcionem o contato com a natureza. Bem como, possam ser construídas áreas de lazer e tenham opções de atividades ao ar livre.

Parques infantis, piscinas e até mesmo fazendinhas são atividades de lazer que agradam a maioria dos hóspedes. Porém, é preciso que tudo seja feito com muito cuidado para cuidar não apenas dos clientes, mas também de sua equipe e dos animais que venha a ter.

✅ Leia também: Serviços de hotelaria: como usá-los para ampliar a experiência do cliente

Opte pela simplicidade e não pelo luxo

Um grande ponto de atenção é que em um hotel fazenda não é o luxo que deve reinar, e sim a simplicidade. Assim, quanto mais seu espaço se assemelhar a antigas fazendas e sítios, mais agradará aos clientes que buscam relembrar desses locais.

É claro que você pode surpreender seu público com pequenos luxos, como banheiras nos quartos, mas não é necessário lustres ou móveis de alto padrão. Aliás, ter redes disponíveis para descanso podem ser mais assertivas.

Entender o público que consome esse tipo de serviço é indispensável para o sucesso de seu negócio. Dessa forma, vale estudar qual a necessidade das pessoas que estão em sua região e se esse tipo de acomodação agrada a elas. 

Por que investir em um hotel fazenda?

Falando sobre negócios, o que torna um hotel fazenda rentável é o fato das estadias serem mais longas. Bem como, receber públicos maiores, como grupos familiares. Em geral, ao contratarem esse serviço, os hóspedes buscam por pacotes completos, com alimentação e lazer.

Diferente de um hotel comum, em que é comum receber apenas um cliente por reserva e com tempo mais curto, esse tipo de público tende a passar ao menos uma semana no local, para aproveitar as férias.

O ticket de consumo desses clientes é maior. Aliás, os períodos de férias são ideais para quem quer aproveitar esses espaços. Mas, não pense que sua demanda será apenas no começo, meio e fim de ano.

Muitas famílias aproveitam as férias do trabalho para aproveitarem esse tipo de hotel. Inclusive, algumas têm como tradição voltarem todos os anos para o mesmo local, para curtir as atividades e acomodações. 

Motivos que fazem com que os clientes optem por esse tipo de hotel

As atividades de lazer são decisivas na escolha de um hotel fazenda | Foto: Freepik

Há alguns fatores que fazem com que os futuros hóspedes busquem por acomodações em hotéis fazenda. Por exemplo:

  • Conseguem ter tudo em apenas um lugar, ou seja, lazer e descanso;
  • Ter um contato mais íntimo com a natureza;
  • Desfrutar de um ambiente mais tranquilo;
  • Opções de lazer para todos os gostos, desde adultos à crianças;
  • Ser acomodações ideais para famílias, em especial, com crianças;
  • Espaços mais seguros;
  • Desfrutar de paisagens incríveis;
  • Praticar o ecoturismo;
  • Conhecer novas cidades no Brasil.

Quando falamos sobre segurança, é válido pensar que em um hotel fazenda é tranquilo que seus filhos possam desbravar todos os espaços. Isso porque, hoje em dia, nas grandes cidades, não é algo que aconteça com frequência.

✅ Leia também: Hotel para crianças: como estruturar o seu

Lazer e gastronomia são indispensáveis

Para ser uma acomodação que caia no gosto do público, é preciso pensar muito no lazer e na gastronomia. Afinal, eles são os maiores atrativos de seus hóspedes e devem proporcionar uma experiência incrível.

As atividades ligadas ao meio ambiente são as favoritas dos turistas. Mas, é preciso que o espaço esteja pronto para atendê-los e que sua equipe tenha profissionais preparados para ministrar essas ações.

Por exemplo, não basta ter uma trilha se não tiver um instrutor ou oferecer comodidades para seus clientes. Afinal, eles não querem passar perrengue, e sim ter uma experiência diferente e inesquecível.

Ter complexos de atividades recreativas e monitores para as crianças também é benéfico em um hotel fazenda. Isso porque, os pais podem aproveitar enquanto seus filhos estão sendo bem cuidados. 

Outro tipo de serviço que também faz parte da pesquisa desse público são as programações de lazer. Ou seja, os hóspedes verificam se o hotel possui uma lista diária de atividades que são oferecidas, porque a intenção é fazer algo novo todos os dias. 

Você deve pensar em atividades que agradem ao público geral e que dê opções aos seus hóspedes. Os clientes querem descansar, mas também buscam ocupar o tempo da estadia com lazer que não é comum em sua rotina.

Gastronomia típica no hotel fazenda

A comida caseira é ideal para esses espaços | Foto: Pexels

Em geral, o estilo de hospedagem all inclusive é muito indicado para esses empreendimentos. Além disso, investir em uma culinária típica pode ajudá-lo a conquistar um público ainda maior.

Quem consome esse tipo de serviço está em busca de uma experiência completa. Então, preparos caseiros e feitos em fogão de lenha acendem memórias afetivas e despertam a curiosidade dos hóspedes.

Doces típicos, pratos regionais e preparos famosos como feijoada e galinhada não tem erro. Por isso, ter uma equipe que saiba fazer essas comidas pode fazer com que seu público fique ainda mais encantado. 

Hoje em dia vale a pena ter um hotel fazenda?

Não tenha dúvidas que o hotel fazenda é um negócio rentável. Inclusive, após a pandemia, tornou-se um tipo de acomodação muito buscada pelos clientes em geral e aqueceu o mercado de hotelaria.

Se você oferecer ao seu público atividades de lazer, boa gastronomia e amplo espaço com contato com a natureza, as chances de sucesso de seu negócio são altas. Mas, é claro que será necessário uma boa divulgação.

Uma dica é instalar esses hotéis em cidades menores que estão perto de grandes centros. Assim, a população que quer fugir do dia a dia caótico tem um espaço de descanso e lazer.

As cidades turísticas também são ideais para esse tipo de hotel. Afinal, já chamam a atenção do público por si só. Dessa forma, você pode aproveitar esse fator e incluir passeios nesses locais como atividade de lazer.

Invista em um negócio rentável

Agora você já sabe tudo que é necessário para ter um hotel fazenda de sucesso. Então, não perca a oportunidade de ter um negócio sustentável e muito rentável. Em especial, nesse momento que os clientes querem espaços assim.

Vale lembrar que focar em ambientes sustentáveis e que não agridam o meio ambiente é indispensável. Afinal, a experiência deve ser completa e a natureza a sua aliada para que tudo seja como o esperado. 

Por fim, saiba que esse tipo de acomodação sempre será uma boa opção ao público. Aliás, não foi apenas a pandemia que impulsionou o setor, mas sim sempre foi uma acomodação muito buscada por clientes de todas as regiões. 

✅ Leia também: Eco-friendly: sustentabilidade em foco com o novo conceito