Dicas de HotelariaGestão Hoteleira

Hotelaria em 2021: Como Se Planejar e Recuperar Seu Faturamento

0

O setor de hotelaria em 2021 precisará se reinventar e se adaptar. Afinal de contas, o ser humano só sobreviveu sobre a terra até hoje porque conseguiu se adaptar às mudanças. Isso quer dizer que, não se adequar ao momento pode significar fechar as portas do seu estabelecimento.

E, mesmo com a vacina, ainda é necessário manter os cuidados para manter os seus funcionários e hóspedes seguros e longe da Covid-19.

Por isso, o que você precisa, neste momento, é sentar com todos os seus colaboradores e se planejar para 2021.

Confira abaixo como fazer isso e voltar a crescer mesmo nesse momento difícil. Confira!

Como se planejar para a hotelaria em 2021?

1. Identifique o ponto de partida

Não temos como saber para onde vamos se não sabemos em que ponto estamos, não é verdade?

Então, antes de começar a pensar nas estratégias para 2021, precisamos saber em que situação o hotel está, se o planejamento para 2020 deu certo.

Identificar, principalmente, o que deu errado e precisa mudar e o que deu certo e pode melhorar.

Só a partir daí será possível identificar, por exemplo, as falhas que são cometidas e que “espantam” os hóspedes, se o valor da reserva está muito abaixo ou muito acima do ideal para o seu objetivo, os gargalos financeiros e assim por diante.

Portanto, sente com a sua equipe, pegue o planejamento de 2020 e comece, tópico por tópico, a analisar tudo.

2. Avalie as reclamações e os elogios

O próximo passo do planejamento para 2021 é analisar o feedback dos hóspedes.

Afinal de contas, é com base nisso que você deve tomar algumas decisões. O seu hotel existe para servir a eles, então, ouvi-los é fundamental.

Faça isso com a equipe, pois quando a reclamação for, por exemplo, da cozinha, ali mesmo você já fala com o responsável, tenta entender o que aconteceu e vocês vão construir ideias e soluções para que esse tipo de problema não aconteça mais.

E só as críticas são importantes? É claro que não! Os elogios são excelentes e devem ser levados em consideração.

É justamente nesse feedback positivo que a empresa está acertando. Sendo assim, será que não dá para reproduzir o processo que deixou o cliente feliz em outros setores? É uma forma de alcançar bons resultados em 2021.

3. Veja os momentos de alta e de baixa

Normalmente, os hotéis costumam ficar cheios no verão e vazios na época de inverno, principalmente os que ficam no litoral.

Só que, com a pandemia, é bem provável que você identifique um outro padrão.

Então, depois de entendê-lo, deve tomá-lo como base para ter uma ideia de como será em 2021 já que ainda estamos numa pandemia. Entender em quais momentos do ano a equipe deve estar preparada para receber mais pessoas e saber quando contratar mais gente.

É interessante também pensar em investir mais em marketing para os meses de menor movimento. Pensar em promoções, pacotes e outras estratégias.

4. Veja o desempenho da equipe

Sempre temos que ter em mente: uma empresa é formada por pessoas. Sendo assim, se você investe nas pessoas estará investindo na sua empresa.

Por isso, avaliar o desempenho da sua equipe em 2020 é fundamental.

Foram realizados treinamentos no ano passado? Quais realmente conseguiram trazer bons resultados? No que a equipe vem se destacando e em qual setor? Quais processos impactaram de forma positiva e negativa?

Essas perguntas são importantes para direcionar essa análise e entender o que deve e não deve ser feito neste ano.

5. Entenda as tendências do mercado

Se manter atualizado sobre o mercado hoteleiro é essencial para manter um bom planejamento e ajustá-lo quando for necessário.

Por exemplo, uma das tendências para 2021 é olhar mais para as pessoas, para o gerenciamento do seu hotel, ter uma base de dados dos seus clientes como um software onde é possível concentrar todas as informações.

Todos esses pontos destacados para fazer parte do seu planejamento para hotelaria em 2021 devem ser colocados em prática. E, quanto melhor ele for, maior será o seu faturamento. Com as estratégias certas e organização é possível crescer mesmo na crise.

Quer mais dicas de como cuidar bem do seu negócio e lucrar mais? Então, assine a nossa newsletter!

LGPD na Hotelaria: Confira Todos os Impatos para o Seu Hotel

Previous article

Como escolher as Responsabilidades de Cada Colaborador

Next article