A tecnologia para hotéis já é uma realidade e inúmeros estabelecimentos estão cada vez mais atentos às tendências.
O mercado hoteleiro é um dos que mais se beneficia com os avanços tecnológicos em inúmeros aspectos. É por isso que preparei esse texto, para mostrar a você como usá-la para melhorar os resultados da sua empresa. Continue a leitura.
Afinal, o que é a tecnologia para hotéis?
Uma pesquisa do Comitê Gestor de Internet no Brasil, aponta que 49% das pessoas acessam a internet pelo celular, enquanto apenas 4% usa o computador. Esse é um importante para comprovar que seu hóspede está ligado à tecnologia.
A verdade é que nem tem como fugir dela: as empresas estão cada dia mais imersas em tecnologias que colaboram e facilitam a rotina.
Na hotelaria, vemos os mais diversos tipos de facilidades para a equipe e hóspedes. Aplicativos para reservas, chatbots para tratativas rápidas, softwares de gestão e muito mais. Até mesmo o Wi-Fi entra como uma tecnologia para hotéis, já que permite o acesso a internet e também a tudo que foi citado acima.
Setores beneficiados pela aplicação da tecnologia
Mais agilidade, automatização de processos, otimização de tempo… esses são alguns dos benefícios que a tecnologia para hotéis pode trazer.
Quando olhamos com mais atenção, conseguimos enxergar as melhorias para cada setor. Isso porque o suporte tecnológico pode ser destinado para aprimorar a rotina nos departamentos apresentando resultados satisfatórios.
Entenda mais a seguir:
Reservas
O hóspede quando procura pelo seu hotel na internet, também busca por praticidade.
Neste ponto, a tecnologia para hotéis consegue garantir um meio prático e online para o consumidor fazer suas reservas.
Através de canais próprios, que conhecemos como motor de reservas, o cliente tem acesso a tudo que precisa. Do outro lado, sua equipe tem melhor controle das reservas, com atualização das informações em tempo real.
Atendimento
O atendimento melhora com recursos tecnológicos, otimizando o tempo de resposta através de chatbots, por exemplo.
Sistemas de inteligência artificial podem ajudar na comunicação, fazendo uma breve triagem do que o cliente precisa. Assim, ao falar com o atendente, encontra maior facilidade na comunicação.
Isso é possível porque a equipe já sabe o que o usuário precisa, atendendo-o com maior agilidade e assertividade.
Gestão
De todos os setores citados, a gestão hoteleira é o ponto de mais atenção. A tecnologia para hotéis vem para facilitar a rotina e minimizar os erros nesse departamento.
Se há um sistema para controlar as reservas, também há um que consiga automatizar processos em outros setores.
Controle financeiro, de estoque, demandas de atendimento e diversas outras informações são integradas em um sistema completo para a hotelaria.
Como a tecnologia para hotéis pode entrar no seu?
Existem formas de trazer a tecnologia para o dia a dia da sua empresa, mais simples do que você imagina.
Até mesmo um sistema de Wi-Fi já conta como suporte tecnológico para sua empresa. Mas, isso é apenas o básico do básico e dúvido que você já não tenha.
É preciso investir em outras opções que agreguem valor aos serviços do seu hotel. Listamos aqui algumas para você:
Totem de autoatendimento
Totens de atendimento são dispositivos eletrônicos que podem ser utilizados para várias finalidades dentro de um hotel. É um item que representa com maestria o avanço das tecnologias para hotéis por conta da facilidade entregue por ele.
Por serem interativos e apresentarem navegação intuitiva, permitem um atendimento ágil e prático.O recurso pode ser usado para:
- Check-in e check-out para quem prefere o autoatendimento;
- Fazer pedidos de serviços, principalmente no restaurante;
- No próprio check-in, o hóspede pode apontar quais serviços de quarto gostaria de ter acesso.
Cardápio digital
A utilização de cardápios digitais tem se expandido e é uma das tecnologias disponíveis para a hotelaria.
Alguns estabelecimentos disponibilizam o uso de tablets para os quartos com inúmeras funcionalidades. Esse aparelho pode ser usado para ter acesso a algumas funções automatizadas do quarto, como ligar e desligar luz e televisores, por exemplo.
Mas, a função mais comum é a aplicação dos menus digitais, facilitando os pedidos dos hóspedes durante a estadia. No tablet ele tem acesso a todas as refeições e bebidas disponíveis, podendo pedir dali mesmo sem precisar de outros recursos, como o telefone que é mais comum.
Software de gestão
Como mencionado, o software de gestão atende as organizações de maneira assertiva e organizada. Quanto mais completo, mais benéfica será essa tecnologia para hotéis.
Esse é um sistema que os hóspedes não terão contato direto, mas de certo modo agrega na estádia. A gestão realizada de forma eficiente garante um serviço satisfatório ao cliente.
Não dá para negar que esse sistema é extremamente vantajoso para a hotelaria, mas você sabe como fazer a escolha certa? Talvez esse material possa ajudá-lo: Como escolher o melhor software para o seu hotel, é só clicar para acessar!