Autoatendimento hoteleiro

Como o autoatendimento hoteleiro impacta o setor

Posted by

Quem tem experiência na hotelaria, talvez, nunca tenha imaginado que o check-in seria feito por contra própria pelos hóspedes. O autoatendimento hoteleiro já é uma realidade no setor, causando diferentes impactos. 

 

Este momento que a hotelaria vive apresenta um novo formato que exige adaptação do mercado. 

 

Hoje você vai entender quais são essas mudanças e o impacto delas para as empresas. Vamos começar?

Como funciona o autoatendimento na hotelaria? 

O hóspede faz seu próprio check-in, arruma o quarto em que ficou hospedado e conversa com um chatbot caso tenha dúvidas. Esse é o cenário do autoatendimento que invade estabelecimentos hoteleiros atualmente. 

 

A tendência ganhou forças na pandemia, já que vivíamos uma necessidade latente de contato mínimo. 

 

No caso, foi a maneira encontrada para continuar atendendo com eficiência os hóspedes. Agora, esse sistema virou parte essencial para a experiência do cliente e é encontrado em hotéis de diferentes portes. 

 

Seu funcionamento é simples: os hóspedes realizam tarefas tradicionalmente realizadas pelos colaboradores. A reserva, que normalmente é uma operação da equipe, pode ser executada pelo hóspede em seu site. 

 

O mesmo, como já comentado, vale para o check-in, organização dos quartos, solicitação de serviços e muitas outras tarefas. 

Por que apostar as fichas no autoatendimento hoteleiro? 

Muitos estabelecimentos ainda torcem o nariz para essa tendência. Mas a verdade é que não tem como fugir disso atualmente. 

 

O autoatendimento está em todo lugar: bancos, restaurantes, mercados… e não demoraria muito a ser parte da hotelaria. No Airbnb, por exemplo, é possível fazer a gestão da estadia por aplicativo sem ter qualquer tipo de contato visual com o anfitrião. 

 

Mesmo que uma parcela dos hóspedes prefiram o modelo padrão de atendimento, os adeptos da flexibilidade estão crescendo. Isso é algo forte, sobretudo entre as gerações mais jovens que são altamente ligadas à tecnologia. 

 

Para ter uma noção, no final de 2020, 58% das interações com os clientes em todo mundo eram digitais, frente a 36% antes da pandemia. Esses são dados da pesquisa global organizada pela McKinsey & Company

 

Como hoje o foco é a experiência do cliente, o autoatendimento hoteleiro é uma forma de se destacar da concorrência que não conta com essa alternativa. 

autoatendimento na hotelaria
No autoatendimento hoteleiro, o hóspede tem pouco contato com a equipe.

4 vantagens do serviço para os hotéis

A hotelaria é um mercado extremamente competitivo, trazer serviços diferenciados do que a concorrência trabalha é assertivo. No cenário atual, hóteis que oferecem processos automatizados estão se destacando. 

 

Isso apresenta alguns benefícios que você conhecerá a seguir:

1) Melhora o desempenho da equipe

A automatização do atendimento não exclui a necessidade ter um quadro fixo de colaboradores. Até porque, a tecnologia não substitui completamente a mão de obra operacional, mas ajuda aumentar a produtividade do time. 

Com a implementação de recursos para o autoatendimento hoteleiro, a equipe dispõe de mais tempo para outras tarefas. Assim, os colaboradores conseguem melhorar o atendimento pessoal, por exemplo. 

 

Essa estratégia permite que a eficiência do time aumente e eles poderão dar maior atenção aos hóspedes. 

2) Com o autoatendimento hoteleiro é possível atender vários clientes simultaneamente

Essa é uma das principais vantagens para os hóteis que adotam o autoatendimento. Como a função é feita de maneira eletrônica, permite o atendimento simultâneo de mais pessoas no web check-in e aplicativos de pagamento. 

 

Isso vai diminuir o tempo de espera para o cliente, melhorando sua experiência. As ferramentas de autoatendimento evitam filas, tornam os processos mais rápidos e deixam os hóspedes contentes antes mesmo de iniciar a estadia. 

3) Atendimento ininterrupto

O autoatendimento hoteleiro é realizado por ferramentas de automatização, o que significa que elas funcionam a todo instante. 

 

Não importa qual dia seja ou o horário, as ferramentas estarão em operação, entregando ao novo hóspede aquilo que precisa no momento. Sem esperas e sem filas, como já mencionado. 

 

Quando o cliente acessar o sistema de atendimento, será atendido da maneira que deseja, com eficiência e agilidade. 

4) Redução de custos operacionais 

O autoatendimento também traz benefícios financeiros para o hotel, já que os recursos tecnológicos contribuem para a redução de custos operacionais. 

 

Ao optar pelo uso de chatbots e outras ferramentas, é possível reduzir em até 30% os custos operacionais do hotel. Assim, automatizar tarefas, como o check-in e check-out, sai muito mais barato do que a contratação de profissionais. 

 

Ficou com dúvidas sobre o tema? Comente abaixo para obter a resposta que deseja!