tendências na hotelaria para 2023

Conheça as tendências na hotelaria para 2023

Posted by

Um novo ano está prestes a começar e é bom ficar atento às tendências na hotelaria que virão forte em 2023. 

 

Finalmente, a indústria do turismo e hotelaria voltou a se movimentar como deveria. Com as restrições do COVID-19 ficando para trás de uma vez por todas, os viajantes querem recuperar o tempo perdido. 

 

Por isso, está mais do que na hora de entender como será o cenário em 2023 e todas as novidades para a hotelaria. Para conhecer as tendências, continue a leitura. 

Por que é importante se manter atualizado sobre as tendências na hotelaria?

Estar atualizado sobre o mercado é vital para quem trabalha com hotelaria por inúmeros motivos. O principal deles é a capacidade de atender de maneira assertiva as expectativas dos clientes. 

 

Novos processos, tecnologias e procedimentos surgem aos montes ano após ano e se tornam algo comum para o meio. Esse fator faz com que os hóspedes esperem encontrar essas novidades e acabam frustrados quando expectativas não são atendidas. 

 

Além disso, os hóteis que não conseguem acompanhar o mercado se tornam obsoletos e ficam para trás comparado a concorrência. É claro que você não quer passar essa imagem de ultrapassado, certo? Então o melhor a se fazer é ficar de olho no que está em alta.

O que esperar para o próximo ano

Embora a retomada dos serviços já esteja ocorrendo desde 2021, os números ainda são baixos comparados a 2019, antes da pandemia. O setor fechou o último ano com uma taxa de ocupação de 43%, enquanto o pré-pandemia girava em torno de 60,2%.

 

Sendo assim, estima-se que a real retomada aconteça agora em 2023. A demanda irá ganhar corpo para ter uma melhora positiva no próximo ano e isso se deve a alguns fatores. 

Tecnologia emergente

Na maioria dos setores, a tecnologia se mostra como um dos principais impulsionadores de tendências. No caso da hotelaria, ela também exerce influência e impacta diretamente a experiência do cliente. 

 

Controle e pesquisa de voz e inteligência artificial são alguns pontos de atenção por facilitar processos e entregar serviços com mais qualidade. 

Mudanças de estilo de vida

O consumidor também passa por mudanças e isso reflete em seu comportamento, fazendo com que o mercado se baseie nisso para prestar um serviço de excelência. Neste caso, o público tem maior consciência de seu impacto no ambiente e busca por opções que sejam sustentáveis. 

 

Não é à toa que o turismo local está em alta no momento, além de viagens ecológicas e uma alimentação mais natural. 

Impacto pós-pandemia

As restrições causadas pelo COVID-19 introduziram novas tendências hoteleiras relacionadas a saúde, segurança e higiene. Isso acelerou a adoção de métodos de pagamento e check-in/out sem contato. Também ajudou a impulsionar o turismo local.

novas tendências na hotelaria para 2023
As novas tendências na hotelaria são baseadas na mudança do comportamento do consumidor e nos conceitos pós-pandemia

4 principais tendências na hotelaria para 2023

Desde 2020, o turismo nacional e internacional sofreu diversas transformações, muitas delas motivadas pela pandemia global. Isso resultou em mudanças profundas no comportamento do consumidor e novas tendências para a hotelaria. 

 

Para o próximo ano, é esperado o crescimento de algumas novidades e timidamente vinham se mostrando no setor. 

1) Aumento do check-in móvel

Esse é um método de entrada sem chave que elimina a necessidade aguardar na recepção para pegar cartões e chaves físicas. É uma novidade que entrou como solução por conta do COVID-19, uma vez que o mínimo de contato era necessário. 

 

O hóspede faz check-in ou check-out por meio de um aplicativo sem ter contato nenhum com atendentes. É um recurso que agiliza o processo e permite que o hóspede chegue e vá embora de maneira dinâmica. 

2) Maior procura pela revenge travel

Conhecida aqui como viagem desforra, essa é mais uma das tendências baseadas nas restrições de 2020 e 2021. Os turistas passaram esses anos economizando por não poderem viajar e agora buscam por opções mais exclusivas. 

 

A revenge travel é uma ideia de ter experiências mais marcantes e, consequentemente, mais caras também. 

3) Viagens mais longas é uma das tendências na hotelaria

Com a ideia de recuperar o tempo perdido, veremos muito as chamadas slow travel. Um conceito em alta que cresce ainda mais durante 2023. 

 

Esse tipo de viagem se caracteriza por mais dias de estadia e destinos mais tranquilos, livres de “obrigações”. A ideia é justamente poder relaxar e recarregar as energias, deixando de lado a rotina corrida que muitos hóspedes levam. 

 

A slow travel se mistura a outro conceito, o de viagens multigeracionais, onde a ideia é visitar amigos e familiares. Isso acaba por guiar a escolha do destino. 

4) Os hóspedes estão planejando mais

O last minute é um conceito que está ficando para trás. A ideia de deixar para comprar passagens e buscar um hotel no último minuto não é mais algo que o consumidor prefere. 

 

Agora os hóspedes se planejam com antecedência, geralmente em meses e até anos. Isso é um reflexo do novo perfil do consumidor que tem maior propensão a pesquisar sobre o destino antes de realizar a compra de fato. 

 

O que você acha dessas novas tendências? Deixe nos comentários sua opinião.