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Atendimento na hotelaria: 3 dicas para destacar o seu hotel

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Dentre as formas usadas para atrair hóspedes, podemos citar o atendimento na hotelaria como uma das principais. Afinal, oferecer um bom atendimento deve ser objetivo de toda a equipe do hotel.

Tanto que, de acordo com pesquisas, 77,6% dos hóspedes brasileiros consideram a qualidade do atendimento oferecido na hora de escolher onde se hospedar. 

Ao mesmo tempo, 95,5% dos entrevistados afirmaram que ineficiência e demora no atendimento os fazem não querer mais se hospedar em determinado hotel.

Percebeu como o atendimento pode atrapalhar ou contribuir para a experiência do hóspede?

Se você quer que seu hotel seja influente, procurado, e bem recomendado no país, saiba que é indispensável que o atendimento de sua hotelaria seja de excelência.

Sendo assim, separamos 3 dicas que irão te ajudar a fornecer um bom atendimento ao cliente no seu hotel! 

A importância de um bom atendimento ao cliente na hotelaria

Independentemente do hotel, é necessário que o cliente receba muita atenção. Isso porque, a qualidade do atendimento ao cliente faz com que ele se conecte ao hotel e sinta conforto e satisfação.

Isso é essencial para que a hotelaria consiga uma boa reputação, trazendo mais pessoas a seus serviços. 

Porém, quando o atendimento não é satisfatório, seu estabelecimento não terá opiniões positivas, que a longo prazo resultarão em perda de hóspedes e baixa reputação nacional. 

Dito de maneira simples, o cliente é o centro do seu negócio, e o atendimento a ele é quem determina o sucesso ou o fracasso de sua empresa.

Passo a passo para promover um bom atendimento no seu hotel 

Atendimento na hotelaria
Passo a passo de um bom atendimento na hotelaria

Veja agora, quais são as 3 dicas que mudarão a para melhor a forma como seu hotel atende  aos hóspedes, e farão com que sua hotelaria seja uma referência nos negócios.

1 – A primeira impressão é a que fica no atendimento na hotelaria

Este ditado, por mais clichê que pareça, é a realidade de um sistema hoteleiro. Tente lembrar de algum lugar que considera inesquecível. Como você se sentiu nesse dia? Tenha certeza que esse sentimento se deve à primeira impressão que você teve do ambiente.

E, no ramo hoteleiro, essa expressão com certeza se torna ainda mais verdadeira. O primeiro atendimento que  seus hóspedes receberem, influenciarão por toda a vida a maneira como ele encara sua hospedagem.

Então, para atendê-los bem, é necessário tomar algumas medidas, como, por exemplo:

  • Adotar um padrão de saudação: seus funcionários precisam saber se comunicar com seus clientes de uma forma amigável e bondosa, com expressões padronizadas pela equipe.
  • Fale com o cliente olhando nos olhos: olhar nos olhos de seus hóspedes é essencial, pois transmite a ideia de interesse na conversa e na própria pessoa, mostrando assim, todo seu comprometimento no assunto em questão.
  • Sempre se refira ao cliente usando seu nome: assim como olhar nos olhos, usar o nome do cliente é importante para mostrar que você se interessa por ele, é isso é fundamental para conquistar a fidelização, além da confiança do hóspede. 
  • Seja cordial: sempre use palavras gentis ao conversar com seus clientes, como, por exemplo: “por favor, obrigado, seja bem-vindo, tenha um ótimo dia (período)!”;
  • Tenha empatia: esse é um aspecto fundamental referente a maneira como você recebe seus clientes. Mostre disposição para ouvir e entender as necessidades de seu hóspede. Escute com atenção!

2 – Treine e padronize a comunicação da equipe do atendimento ao cliente

Após definir como será a comunicarão com seus hóspedes, padronize um estilo e treine com os funcionários da recepção, para utilizarem esse novo padrão para fazer o check-in de futuros hóspedes.

3 – Ofereça um atendimento rápido e eficiente

Conforme dito, 95,5% das pessoas afirmam que um atendimento demorado e ineficiente atrapalham sua experiência como hóspede.

Por isso, é essencial que o funcionário dê ao hóspede a atenção que ele merece e atenda suas expectativas, sempre mostrando rapidez e eficiência em um atendimento. 

Embora imprevistos aconteçam, o que fará a diferença é a velocidade com que o hotel os resolve, e é exatamente isso que seu hóspede deseja.

Nesse quesito, um bom software pode otimizar todo o ciclo de trabalho. Você já conta com um software para auxiliar na gestão do seu hotel? 

Em caso negativo, o que acha de baixar gratuitamente o nosso E-book “Como escolher um software para o seu hotel”? Sem dúvidas, ele é o guia que você precisava para definir qual o melhor software para o seu hotel.

Portanto, aplique todas essas dicas! Elas são simples e fáceis de aplicar. São ações como essas que farão com que seu cliente sempre escolha seus serviços para se hospedar, e ao passar do tempo, a reputação e o lucro de sua hotelaria aumentará consideravelmente!