Investindo em Excelência: Estratégias para Aprimorar a Experiência dos Hóspedes

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O atendimento de uma hospedagem é um dos pilares mais importantes do negócio, pois está diretamente ligado à boa reputação do estabelecimento. Portanto, manter um bom atendimento é essencial para hotéis, pousadas e hostels.

É muito comum um cliente, ao se sentir insatisfeito, deixar feedbacks on-line ou para outras pessoas, fazendo com que a reputação do seu hotel/pousada fique ruim e diminua o número de hóspedes. 

Um bom atendimento faz muita diferença, além de feedbacks on-line em diversos canais, o que faz com que a reputação da sua hospedaria conquiste mais clientes, o atendimento pode ser o fator decisivo para o cliente voltar. Por isso, confira estratégias para melhorar a experiência dos seus hóspedes e investir em excelência!

Confira estratégias para aprimorar a experiência dos hóspedes

Atendimento Personalizado

Quando se trata de uma abordagem de atendimento personalizado, o hotel/pousada não pode apenas satisfazer as expectativas do hóspedes, mas sim, superá-las, fazendo com que as estadias se tornem positivas e memoráveis (que, inclusive, é o que pode fazer com que ele volte no futuro e recomende o estabelecimento para outros).

Um atendimento personalizado, felizmente, é uma estratégia relativamente barata e fácil de ser implementada, pois pode ser aplicada de diversas formas, como:

  • Coleta de informações sobre os hóspedes antes de sua chegada;
  • Cumprimento personalizado;
  • Serviço sob medida, como refeições, atividades, passeios e serviços adicionais para os seus hóspedes;
  • Comunicação proativa;
  • Surpresas com pequenos gestos;
  • Treinamento da equipe para fornecer um serviço excepcional, com foco na personalização.

Design de Interiores e Ambiente

Se engana quem acha que o design de interiores e do ambiente não desempenha um papel de importância na experiência dos hóspedes. Além das necessidades funcionais, os espaços também precisam encantar e passar a sensação de conforto, tornando-se parte da vivência como um todo.

Lembre-se que o design dos espaços devem criar atmosferas acolhedoras e convidativas para que os seus hóspedes se sintam bem-vindos sempre. Por isso, não podem ser “frias” e desconfortáveis.

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Programas de Fidelidade e Recompensas

Programas de fidelidade e recompensas bem estruturados podem ser muito eficazes quando se trata de melhorar a experiência dos hóspedes, isso porque incentiva uma lealdade a longo prazo. 

Mas lembre-se, não basta apenas sair oferecendo benefícios. Deve haver uma personalização desses benefícios de acordo com os interesses dos hóspedes. Afinal, não faz sentido oferecer certos serviços, se uma parte dos clientes não iria usufruir deles. Isso resulta em um relacionamento mais forte e duradouro entre o estabelecimento e seus clientes.

Invista em algumas estratégias como:

  • Benefícios Exclusivos;
  • Pontos e Recompensas;
  • Personalização de Ofertas;
  • Comunicação Direcionada;
  • Experiências Exclusivas;
  • Feedback e Participação Ativa;
  • Parcerias Estratégicas.

Gastronomia e Serviços de Alimentação

A gastronomia e os serviços de alimentação exercem um grande papel na experiência dos hóspedes. Afinal, hoje em dia, é muito comum as pessoas terem diversos tipos de hábitos alimentares, e isso faz diferença para aquele cliente que possui restrições alimentares.

A premissa é não apenas satisfazer as necessidades básicas, mas sim criar experiências memoráveis e agregar valor à estadia. Aqui vão algumas dicas:

  • Ofereça uma variedade de opções, desde cafés da manhã até lanches, eles devem contar com alimentos frescos e de alta qualidade, que atendam tanto às preferências como às restrições alimentares.
  • Invista em jantares temáticos, festivais gastronômicos, degustações de vinhos, etc.
  • Personalize os cardápios para atender às preferências dietéticas ou restrições alimentares, como diabéticos, vegetarianos, veganos, gluten free ou sem lactose;
  • Faça uso de ingredientes locais e sazonais na preparação de cardápios, além de promover a sustentabilidade, você destaca a gastronomia regional.

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Tecnologia e Inovação

Atualmente não tem como desvencilhar a tecnologia com o desempenho de negócios, pois eles estão altamente atrelados. A tecnologia ajuda muito não apenas no funcionamento, como também na experiência do cliente, tanto que pode ser uma estratégia para aprimorar a experiência dos clientes.

No ramo da hotelaria, o PMS desenvolve um grande papel como protagonista de experiência dos hóspedes. Quando o PMS é robusto, ele permite check-ins e check-outs eficientes, reduz o tempo de espera e faz com que os processos sejam mais rápidos e eficientes.

Outro ponto importante de um bom PMS é automatizar diversas tarefas, fazendo com que a equipe não gaste tempo com erros de logística e outros problemas, e tudo seja executado ainda com eficiência.
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