Dicas de Hotelaria

Chatbot: como essa ferramenta pode melhorar o atendimento?

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O chatbot é uma ferramenta que foi feita com o objetivo de otimizar os processos operacionais, ou seja, deixar tudo mais rápido e com menos erros. Dessa maneira, ele também pode ser uma ótima opção para o seu hotel ou pousada.

Esses pequenos robôs conseguem fazer o papel de uma pessoa no atendimento ou quase isso. Ele é capaz de atender em questões mais simples com respostas já programadas para determinadas perguntas.

Quer saber mais sobre os chatbots e como eles podem melhorar o atendimento no seu hotel? Então, confira abaixo!

O que é um chatbot?

Você, provavelmente, já se deparou com ele em algum site de compras no qual precisou tirar dúvidas e clicou no canto direito inferior da tela. Abre-se uma janela e você faz a primeira pergunta, dando o “start” na conversa.

A palavra chatbot quer dizer “robô de conversa” e, só por esse termo, ele já responde muita coisa sobre o que é e para que veio.

Em quais locais pode ser usado?

Tudo vai depender de quais canais o seu hotel usa para fazer o atendimento dos clientes. Mas, de uma forma geral, os chatbots podem ser instalados em diversos locais:

  • Telegram;
  • WhatsApp;
  • Redes Sociais: Twitter e Facebook Messenger;
  • Skype;
  • E até mesmo em aplicativos próprios.

Além de todos esses canais, ainda é possível instalar o chatbot em suporte telefônico, por meio de ligação ou mesmo de SMS.

Quais as vantagens do chatbot para hotel?

Há diversas vantagens em implementar esse tipo de ferramenta nos canais de comunicação, especialmente se você está em amplo crescimento ou então, justamente o contrário: ter pouco pessoal para dar conta da demanda.

Confira abaixo os principais benefícios que os chatbots oferecem para a hotelaria.

Automatiza as tarefas

Essa é uma das principais razões pelas quais muitas empresas usam chatbots nos sites e demais canais de atendimento das empresas.

A automatização de tarefas facilita a vida de todo mundo: tanto do cliente — que recebe um atendimento mais rápido para resolução de dúvidas simples — quanto para a equipe que pode ficar mais livre para resolver demandas mais urgentes e complexas.

Atendimento 24 horas

De acordo com algumas pesquisas, os horários de maior solicitação de atendimento aos hotéis são, justamente, fora do horário comercial e há uma explicação lógica para isso.

Fazer a pesquisa de um bom hotel, com um custo-benefício interessante é algo que demanda tempo. Isso quer dizer que não é possível fazê-la em pleno horário de trabalho. Assim, muitas pessoas pesquisam quando já estão em casa, depois de tomar banho e comer.

Então, se você tem um chatbot funcionando 24 horas o seu cliente não ficará sem resposta, ainda que envie uma mensagem de madrugada num sábado.

Reduz o número de ligações

A matemática é simples: se o chatbot consegue resolver uma parte das dúvidas dos seus clientes, então essa parte já não vai mais ligar e “ocupar” o tempo dos seus funcionários.

Isso não só pode deixá-los mais livres para lidar com outras demandas, como também economiza no seu bolso, já que mesmo tendo um número de reservas maior, não será necessário contratar mais uma pessoa apenas para ficar no atendimento.

Realiza tarefas simples e recorrentes

Existem algumas informações que hóspedes e futuros hóspedes sempre costumam pedir. São coisas simples e que podem ser respondidas facilmente por um chatbot de forma rápida e sem ocupar a equipe. Por exemplo:

  • horário de funcionamento;
  • preço da diária;
  • horários de check-in e check-out;
  • opções disponíveis no cardápio;
  • horários das refeições;
  • solicitação de serviço de quarto;
  • solicitação de suporte técnico.

E essas são apenas alguns dos principais questionamentos feitos na maioria das vezes. Você pode configurar o seu chatbot para responder a eles.

Viu como um chatbot pode ser bem útil para o seu empreendimento? Aliás, uma das principais vantagens aqui é que ele é capaz de melhorar o atendimento e, consequentemente, a satisfação do hóspede com o seu hotel ou pousada. 

Muitas pessoas não gostam dos chatbots justamente porque preferem falar com pessoas. Mas você pode programá-los para que, em determinado momento da conversa, tenha a opção de falar com um atendente. Isso vale, especialmente para aquelas demandas mais complexas. O seu cliente ficará muito mais satisfeito.

Confira também o nosso conteúdo sobre Como Encantar os Hóspedes com 5 Dicas de Atendimento Hoteleiro!

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