Como Precificar Durante a Crise? 6 formas de manter os lucros

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Precificar durante a crise pode ser uma dificuldade para o seu hotel. Afinal de contas, se você continuar cobrando os valores de antes da pandemia pode perder clientes, mas se cobrar um valor muito abaixo do necessário pode ter que fechar as portas.

O que fazer então? Quais estratégias seguir agora que já há uma reabertura dos hotéis e aproveitar as festas de fim de ano e os próximos feriados?

Confira abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo nessa precificação sem prejudicar a lucratividade do seu empreendimento!

6 estratégias para precificar durante a crise

1. Analise a concorrência

Você pode buscar uma média de preços fazendo uma pesquisa de mercado. Entre em sites como Decolar, Booking e outros que é onde muitos hotéis estão cadastrados, encontre estabelecimentos que oferecem os mesmos serviços que os seus e veja quanto eles estão cobrando por diária e faça uma média dos preços.

Calma! Esse não é ainda o valor que você passará a cobrar dos clientes. É preciso levar em consideração outras variáveis como localização, conforto, atendimento e outros.

2. Capriche no atendimento

O atendimento é o principal diferencial de qualquer negócio. Uma pessoa pode fazer um hotel exatamente igual ao seu, com a mesma estrutura, cores da marca, mesma mobília, mas não pode copiar o atendimento, pois ele é feito por pessoas e as pessoas são diferentes.

Pois bem, agora que já ficou claro o quanto um bom atendimento é importante, essa é a hora de caprichar. Se você não pode cobrar um preço tão baixo quanto o dos concorrentes, então compense em outros aspectos e o atendimento é um deles.

Promova treinamentos para a sua equipe e tente oferecer o que há de melhor para os seus hóspedes, humanizando ao máximo o atendimento.

3. Siga todas as normas de prevenção

Os clientes querem acima de tudo segurança e a certeza de que todas as normas de prevenção contra a Covid-19 estão sendo cumpridas pelos hotéis. É muito importante não falhar nesse ponto até mesmo por causa das fiscalizações.

Todos os funcionários devem estar sempre de máscara, é preciso disponibilizar álcool gel ou um lavabo em diversas partes do hotel, principalmente na entrada principal e também nas portas dos elevadores.

Estimule os hóspedes a usarem as escadas sempre que puderem, já que os elevadores costumam ser locais fechados e apertados. Não se esqueça de limitar o número de pessoas dentro do equipamento.

Todo o protocolo de higienização dos quartos e dos ambientes comuns devem ser seguidos à risca. Os clientes certamente estarão observando isso.

4. Facilite o pagamento

Uma ótima maneira de atrair mais pessoas é facilitando o pagamento ao máximo. Ofereça diversas formas como:

  • boleto;
  • transferência (podem usar o Pix agora);
  • cartão de crédito (diversas bandeiras);
  • cartão de débito;
  • PicPay;
  • e outros.

Quanto mais opções de pagamento, maiores as facilidades e isso costuma atrair os clientes ao oferecer um algo a mais em comparação à concorrência.

5. Seja mais flexível nas reservas

Algumas pessoas (talvez até a maioria) preferem fazer reservas de viagem com antecedência, especialmente para as festas de fim de ano. Facilitar as reservas é uma ótima forma de agradá-los. Mas como?

Uma ótima maneira é oferecer a opção de cancelamento até 24 horas antes do check-in. Isso oferece uma certa tranquilidade ao hóspede, pois ele sabe que se acontecer qualquer imprevisto, não perderá o dinheiro.

Você pode pensar que isso não vai oferecer segurança financeira para o seu hotel, mas nesses momentos é importante abrir mão de parte dessa segurança para ganhar algo. Além disso, é bem difícil que no Réveillon o seu hotel fique com algum quarto vazio.

6. Ofereça pacotes

Aqui você pode colocar a criatividade em prática. O mais comum é que os hotéis ofereçam um desconto maior para mais dias de estadia do hóspede. Fim de ano, por exemplo, é bastante comum fechar pacotes de 5 dias.

Além desse tipo, você pode fazer outros pacotes. Faça parcerias com agências de turismo, com restaurantes, bares e outros estabelecimentos. Os seus clientes podem pagar mais barato em determinados locais e isso é um diferencial importante.

Viu que existem várias formas de usar a criatividade para precificar durante a crise sem prejudicar a sua lucratividade? Além de seguir as dicas aqui, reúna-se com todos os membros da sua equipe e ouça as sugestões que eles têm a oferecer. Podem sair ideias incríveis de quem menos se espera!

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