Descubra como criar a persona do seu hotel

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Você conhece os seus hóspedes? Conhecem as pessoas que têm grandes chances de se tornarem seus hóspedes? Elas podem ser chamadas de público-alvo, mas se você quer ir além, precisa criar também a persona do seu hotel.

Persona? O que é isso? É algo bem parecido com o público-alvo, mas, enquanto este é mais abrangente, aquele é mais específico e muito mais parecido com uma pessoa de fato.

Mas como montar a persona do seu hotel? Do que você vai precisar para fazer isso? Bom, confira abaixo as respostas e crie a melhor persona para o seu negócio.

O que é uma persona?

A persona é, como o nome já dá a ideia, uma pessoa de fato. Enquanto o público-alvo possui informações mais gerais sobre alguém, a persona é muito mais específica.

É para ela que todo o marketing e seus esforços devem estar voltados. A persona tem, além de uma faixa de idade, local de moradia, gênero e um classe econômica, ela tem:

  • nome;
  • idade específica;
  • um local de trabalho;
  • uma função;
  • filhos ou não;
  • casada ou não.

Além dessas características mais básicas, a persona do seu hotel possui hábitos. Por exemplo, digamos que estamos falando de uma profissional que viaja muito fazendo palestras e que o seu hotel pode oferecer exatamente o que ela precisa.

Normalmente, alguém assim, possui um foco maior no trabalho, gosta de um local mais confortável, mas não se importa muito com algo luxuoso. Quer praticidade e funcionalidade em tudo o que faz.

A persona é alguém que tem desejos, aspirações, que se sente frustrada com algo, que tem sonhos. É pensando nisso que se constrói uma.

Por que ter uma persona?

Qual é a importância de uma persona? Por que ter uma? A resposta é simples: você economiza esforços e direciona todos os processos do seu hotel para pessoas que apresentam mais chances de estadias com você.

Vamos mostrar com exemplos a importância de ter uma persona bem projetada e de acordo com as suas expectativas.

Digamos que o seu hotel tenha um grande auditório para reuniões, salas menores para pequenas reuniões e assim por diante. Estamos falando de um estabelecimento voltado para grandes empresas e executivos.

A sua persona precisa fazer parte desse grupo. Você pode fazer o seu marketing com foco nessas empresas ou em quem as representa.

Mas, se você tem um hotel na beira do mar e em uma cidade turística, não tem nada a ver direcionar o seu marketing para empresas, não é mesmo? Nesse caso, a sua persona pode ser uma mulher ou homem que organiza as férias da família.

Como criar uma persona do seu hotel?

Analise as redes sociais

Sabia que as redes sociais podem ser um ótimo local para buscar informações e, a partir delas, construir a persona do seu hotel?

Analise o perfil das pessoas que seguem o seu estabelecimento e que também participam das suas postagens, que comentam, que compartilham. Tente entender o que elas gostam e o que elas querem.

Faça as perguntas certas

Na hora de criar uma persona, fazer as perguntas certas para isso pode te oferecer um bom direcionamento. Por exemplo, o que ele costuma fazer no dia a dia, quais são os objetivos de vida, quais desafios enfrenta para alcançar esses objetivos.

Normalmente, identificando a dor dessa persona, você também identifica como o seu hotel pode ajudar a resolve-la.

Tenha dados reais

A persona é um personagem semi-fictício. Isso quer dizer que ela guarda informações de clientes reais. Como assim?

Você, certamente, tem dados de seus hóspedes arquivados. A partir disso, pesquise qual a faixa etária que costuma se hospedar no seu hotel, se é mais homem ou mulher, qual a profissão ou ramo de atuação, qual tipo de quarto costuma escolher, qual o motivo da viagem e assim por diante.

Todas essas informações vão ajudar a construir uma persona muito mais fiel ao que é um hóspede na realidade.

Se você ainda não tem essas informações armazenadas, está mais do que na hora de fazer isso. Um software de gestão é ótimo para guardar informações do tipo e assim, sempre que precisar, pode consultá-las de qualquer lugar e a qualquer hora.

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