Gestão Hoteleira

Recepcionista de hotel: por que esta função é indispensável?

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Recepcionista de hotel

Ao chegar, o primeiro contato do hóspede será com o recepcionista de hotel. Esse profissional tem um papel importante para a empresa, afinal é ele quem recebe o público. Ele é o cartão de visitas ao hotel. 

Afinal, se você é bem recebido, já terá uma primeira impressão positiva daquele lugar. Assim, o recepcionista, tal como outros funcionários do hotel, devem ser bem capacitados e preparados para a função.  

No geral, é uma figura indispensável para o hotel e, neste texto, iremos falar um pouco mais sobre ela. Continue a leitura para entender porque a recepção faz total diferença no atendimento da sua empresa. 

Qual o papel do recepcionista de hotel?

Como o nome indica, sua função é receber aos hóspedes de forma cordial e atenciosa, transmitindo informações importantes e ajudando em alguns processos. O recepcionista é o primeiro apoio que o público recebe ao chegar ao hotel, funcionando como um norte para eles. 

Esse funcionário exerce algumas atividades básicas, como atender telefonemas, checar e responder e-mails, entre outras tarefas.

O hotel pode ter uma equipe fixa para atendimento do público e também optar pela contratação temporária em períodos de pico

Dentre as atividades realizadas, algumas se destacam e falaremos sobre elas nos tópicos a seguir. 

Atendimento de qualidade

O recepcionista do hotel deve estar preparado para lidar com clientes exigentes e prestar um atendimento completo. Por isso, é interessante que a empresa invista em sua capacitação e treinamento. 

Os funcionários do hotel neste setor devem ser atenciosos, prestativos e claros ao transmitir informações.

Organização de reservas e check-ins

Dentre as principais atividades executadas por esse profissional, as reservas e check-ins são parte de sua rotina. 

Assim, a primeira tarefa, normalmente, é executada por telefone ou meios digitais, onde o recepcionista de hotel precisa ser organizado. A segunda é feita pessoalmente, exigindo tratamento cordial e ágil, além de transmitir orientações importantes referente a sua estadia. 

Auxiliar os hóspedes e tirar dúvidas

Também é papel do recepcionista do hotel auxiliar o público ao longo de sua estadia e até mesmo antes dela. Ele irá tirar dúvidas referente as reservas, serviços oferecidos pelos hotel e outras informações. 

É importante se preparar para as mais variadas perguntas vindas dos clientes, respondendo de maneira clara e objetiva. 

Quais as principais características de um recepcionista de hotel bem-sucedido?

Recepcionista de hotel sorridente e oferecendo ajuda
Recepcionista de hotel

Esse profissional recebe em média R$ 1.358,51 mensais, piso apontado pela Catho. Dentro deste valor, a exigência é que o recepcionista de hotel apresente um perfil específico. 

As características necessárias são um coringa para que a experiência do cliente seja positiva a partir do primeiro contato com o hotel. 

Seja ele da equipe fixa ou parte dos profissionais em trabalho temporário, é extremamente importante que tenha o perfil adequado. A seguir, você conhece um pouco mais do que um recepcionista de hotel precisa ter para ser qualificado como um bom profissional. 

Proatividade

O trabalho de um recepcionista se baseia em diversas atividades que ele terá que lidar diariamente. Uma função pode ter tarefas menores que exigem atenção do profissional, por isso a proatividade é tão necessária. 

Organização e responsabilidade

Outro ponto importante em seu perfil é a organização, justamente para lidar com a carga de trabalho. Por ter que executar pequenas tarefas em sua rotina, torna-se indispensável que o profissional tenha organização e bastante responsabilidade. 

Imagine você ter um recepcionista de hotel que esquece de fazer uma reserva ou agenda hóspedes diferentes em um mesmo quarto. Não é preciso muito esforço para saber que a experiência do cliente será negativa. 

Imparcialidade e lealdade

O profissional irá receber um público diversificado e deve manter uma postura imparcial com todos. Nenhum cliente pode receber privilégios em detrimento de outro por suas características físicas ou sociais.

Como você pode investir em capacitação para o recepcionista do seu hotel?

Se você deseja passar uma imagem positiva ao público, a capacitação deve ser tão importante quanto contratar funcionários. 

O recepcionista do hotel precisa ter conhecimentos de como lidar com hóspedes e atender suas principais demandas. Assim, esse profissional precisa de muito jogo de cintura para todas as atividades que irá executar, o que só é garantido quando bem capacitado.

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