Como escolher as Responsabilidades de Cada Colaborador

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Estruturar a dinâmica e a logística do hotel não é tarefa fácil, afinal de contas, são muitas as demandas e os detalhes a serem determinados. Assim, determinar as responsabilidades de cada colaborador, além de muito importante, requer conhecimento sobre cada cargo e função.

Neste post, vamos explicar quais os principais cargos e funções que não podem faltar no seu hotel e ajudá-lo a escolher o colaborador mais adequado para cada um. Confira!

Qual a diferença entre cargo e função?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é essa diferença. É comum as pessoas acharem que os termos “cargo” e “função” são sinônimos, mas não é bem assim.

Cargo é o nome da função. Por exemplo, Analista Financeiro. A função é o que a pessoa faz dentro do cargo. Nesse caso, as funções seriam analisar fluxo de caixa, sugerir preços de diárias, analisar custos e receitas, saber o que está ou não valendo a pena e assim por diante.

Entendendo as responsabilidades de cada colaborador

Existem alguns cargos que são essenciais em qualquer tipo e tamanho de hotel. Vamos saber quais são eles agora.

1. Gerente geral

Esse é um cargo que costuma substituir o dono do empreendimento em diversos momentos. Ele faz o “grosso” da coisa e reporta tudo para o dono do hotel.

A sua principal função é administrar outros gerentes — caso existam — e outros departamentos. Para isso, ele precisa conhecer muito bem todas as áreas de um hotel e, o mais importante, você precisa ter total confiança nele.

Em hotéis de menor porte, o Gerente Geral costuma:

  • estabelecer as tarifas;
  • gerenciar despesas;
  • acompanha se a rotina de outros departamentos está sendo cumprida;
  • pode cuidar de ações de marketing e publicidade.

Portanto, normalmente, o Gerente Geral precisa ter formação em hotelaria e experiência, não necessariamente na função, mas na parte administrativa de um hotel.

2. Recepcionista

Não dá para imaginar um hotel sem recepção, não é mesmo? Por isso, esse é um dos cargos básicos de qualquer estabelecimento, não importa o tamanho.

Esse é um profissional que exerce uma função muito importante já que está na linha de frente, ou seja, lida diretamente com o hóspede e também com um possível hóspede quando alguém liga para fazer uma reserva ou perguntar valores.

Outras funções desse cargo são:

  • registro de entrada e saída dos hóspedes;
  • controlar e lançar as despesas na conta de cada um;
  • oferecer atendimento durante a estadia;
  • fazer acerto de contas na hora do check-out.

O recepcionista também costuma fazer um pouco de trabalho administrativo já que ele lida com algumas questões burocráticas no dia a dia. É muito importante que seja uma pessoa sociável.

3. Chef de cozinha

Se você oferece, pelo menos, o café da manhã, precisa ter alguém responsável pela cozinha.

Ele é quem vai definir qual será o cardápio, o que precisa ou não comprar, vai controlar o estoque, ter o devido cuidado de descartar os alimentos que não prestam mais e assim por diante.

Não precisa, necessariamente, ser um chef de cozinha. Na verdade, isso vai depender do tipo de serviço que você oferece.

Por exemplo, se for só café da manhã, pode ser uma pessoa que tenha boas ideias, criatividade e que saiba coordenar um setor. Mas se você oferece almoço, vai precisar de uma pessoa com experiência em cozinha, com um bom tempero e que saiba fazer pratos diversos.

4. Serviços gerais

Você, com certeza, vai precisar de uma equipe para limpar o hotel. Afinal de contas, a limpeza é primordial nesse nicho.

E por que estamos falando em uma equipe? Porque, normalmente, uma única pessoa não consegue dar conta de limpar todos os quartos e ainda providenciar a lavagem de todos os lençóis e toalhas.

Portanto, é bem provável que você precise de mais gente. Você pode terceirizar o serviço ou pode contratar diretamente, fazendo o papel de empregador. É importante que as pessoas escolhidas sejam discretas e bem organizadas.

Na hora de contratar e estabelecer cargos e funções é importante que outras pessoas da equipe estejam presentes e possam fazer parte da escola, mesmo que indiretamente. Será mais fácil determinar as responsabilidades de cada colaborador sabendo o que é preciso ser feito no hotel, todos os dias, nos mínimos detalhes.

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