hotel 5 estrelas

Hotel 5 estrelas: o que é necessário para ser um?

Posted by

Todo mundo deveria passar pela experiência de se hospedar em um hotel 5 estrelas. Aliás, possivelmente você já tenha se questionado como essa avaliação acontece e neste artigo vamos entender melhor esse processo.

Quanto mais estrelas um hotel tiver, mais luxuoso e agradável aos clientes ele é. Dessa forma, o máximo que uma hospedagem pode conseguir é cinco estrelas e é o sonho de muitas empresas atingir esse patamar.

Para os empresários do setor hoteleiro, ter um hotel avaliado com 5 estrelas é a garantia de uma reputação impecável. Afinal, isso já faz com que os clientes considerem a sua empresa como uma das melhores do mercado e quem busca conforto deve considerá-la como uma das principais opções.

✔️ Leia também: Qual o hotel mais caro do Brasil?

O que é um hotel 5 estrelas?

De modo geral, ser um hotel 5 estrelas significa que sua empresa possui um serviço altamente personalizado. Bem como, tem amplo espaço, quartos luxuosos e um lobby suntuoso. Além disso, seus hóspedes podem se beneficiar de diversas comodidades exclusivas.

É claro que esses critérios podem variar de acordo com a empresa responsável pela avaliação. Mas, seguem a mesma lógica, ou seja, quanto mais conforto e luxo, mais estrelas a hospedagem possui.

Para entender a diferença entre os tipos de hotéis, confira a seguir o que se espera de locais que possuam de uma a quatro estrelas em sua avaliação:

  • 1 estrela: é um hotel pequeno ou de médio porte, com acomodações simples. Assim, espera-se que os quartos tenham apenas TV e telefone e não ofereçam demais serviços. Aliás, costumam estar localizados próximos de atrações e pontos turísticos com valores mais acessíveis;
  • 2 estrelas: oferecem um ambiente mais personalizado, porém, pode ser restrito ao público a partir de um determinado horário;
  • 3 estrelas: espera-se um lobby agradável e comodidades como academia e piscina;
  • Por fim, 4 estrelas: neste caso, o hotel deve oferecer serviços e comodidades de mais alto nível, como spas, concierge e até manobristas.

Vale lembrar que quanto mais estrelas o hotel tiver, mais o cliente precisa investir para garantir sua hospedagem. Então, seguir em um setor mais luxuoso pode fazer com que a renda de sua empresa aumente. 

Quem avalia os hotéis?

Não pense que a classificação de hotéis com estrela é algo recente. Na verdade, ela vem do século passado, com o antigo Mobil Travel Guide, hoje em dia conhecido como Forbes Travel Guide.

Em território nacional, a classificação de hotéis é realizada pelo SBClass, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. Assim, é um órgão governamental que avalia as hospedagens nacionais.

✔️ Leia também: Como encantar hóspedes com a personalização de serviços?

O que é preciso para ser um hotel 5 estrelas?

Para conseguir 5 estrelas é preciso cumprir uma série de requisitos | Foto:

Se você deseja ter um hotel 5 estrelas é preciso atender a alguns requisitos para que consiga a avaliação necessária. Portanto, veja quais as principais características para atingir essa classificação:

  • Precisa ter concierge, ou seja, profissional responsável por receber os hóspedes;
  • Recepção 24 horas;
  • Quartos com pelo menos 17 m² e banheiros com ao menos 4 m²;
  • Roupas de cama e banho devem ser trocadas todos os dias;
  • Deve oferecer café da manhã, restaurante e bar de alta qualidade;
  • Precisa oferecer serviço de quarto;
  • A cozinha deve possuir em seus cardápios refeições especiais, por exemplo, opções veganas e vegetarianas;
  • Funcionários devem ao menos ser bilingues;
  • Quartos devem possuir climatização, colchões especiais, frigobar, TV por assinatura e internet;
  • Deve oferecer outros serviços, como garagem com manobrista, quartos com banheiras, salão de beleza e lojas.

Ao atender todos esses requisitos, ou a maioria deles, as chances de ser avaliado com 5 estrelas é maior. Afinal, você oferece aos clientes um serviço personalizado e de alto padrão.

Vale a pena ser um hotel 5 estrelas?

Não basta apenas desejar ser um hotel 5 estrelas, é importante analisar a realidade em que sua empresa está inserida. Por exemplo, se a localização for uma cidade pequena, que reúne apenas hospedagens curtas e não possui grandes atrativos turísticos, talvez essa não seja uma boa ideia.

Cidades que tendem a ter uma procura de turismo maior ou que estão localizadas mais perto de grandes centros, precisam de hospedagens bem avaliadas. Dessa forma, é mais vantajoso adotar esse tipo de negócio.

Você deve lembrar que haverá um custo de investimento para adequar seu hotel. Mas, com as novas hospedagens, as chances de ter um retorno rápido são maiores. Afinal, quanto mais luxuoso e confortável for sua empresa, mais os clientes estarão dispostos a pagar pela diária. 

✔️ Leia também: Turismo de luxo e a experiência do cliente: o que podemos aprender