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Atendimento ao hóspede: como treinar uma equipe de sucesso?

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O atendimento ao hóspede é a primeira ponta de contato com um hotel. Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Isso é verdade! Uma equipe bem treinada para suprir as necessidades do cliente e realizar um atendimento ágil é a chave para bons resultados. 

 

Hoje você vai entender como ter uma equipe de atendimento que atue de maneira estratégica. Por isso, continue a leitura para saber mais. 

O primeiro contato com o cliente começa na recepção

É na recepção que de fato tudo começa acontecer, onde o hóspede recebe o primeiro atendimento. Esse setor ao longo de toda a jornada do cliente é que fica mais próximo dele, sendo o principal ponto de contato. 

 

Essa comunicação começa na pré-reserva e segue até o check-out. Muitas vezes, a imagem que o público tem da recepção é o que vai determinar como ele vê seu estabelecimento. 

 

Sendo assim, é imprescindível que o recepcionista tenha algumas skills para lidar corretamente com o hóspede. Ele deve ser gentil, organizado, cuidadoso e atento às necessidades do cliente, além de ser simpático com o público. 

Por que você precisa de uma equipe de alta performance?

Se coloque no lugar do cliente: você gostaria de receber um atendimento de maneira precária? Tenho certeza que não. 

 

Quando vamos a um estabelecimento, criamos expectativa de um bom atendimento que seja capaz de suprir demandas com facilidade. Um atendimento ao hóspede proativo, ágil e cordial pode fazer diferença em toda a experiência dele ao longo da estadia. 

 

Além disso, manter uma equipe alinhada é positivo para a imagem e credibilidade do hotel. Isso mostra que a empresa se preocupa com o serviço que oferece ao cliente e investe para atender suas expectativas.  

 

Sabendo o quão importante é ter uma equipe capacitada e que dê conta do recado, veja agora como conseguir esse resultado. 

atendimento ao hóspede de excelência
Saiba como capacitar a sua equipe para prestar um atendimento ao hóspede de excelência.

Como capacitar a equipe para o atendimento ao hóspede

Existem várias maneiras de melhorar a performance do time para ter um atendimento inesquecível. As estratégias podem ser aplicadas no seu hotel independente do porte, já que a ideia é aprimorar processos. 

 

Confira a seguir as dicas que preparei para você. 

Comece pelo processo seletivo

A admissão é o pontapé inicial para uma equipe de sucesso. 

 

Vai muito além de encontrar bons profissionais que atendam aos pré-requisitos. Através dela você deve encontrar pessoas com habilidades consideradas essenciais para o ramo da hotelaria. 

 

Para que isso dê certo, defina o perfil que deseja contratar. Também seja claro em todos os pontos do processo seletivo, ou seja, da seleção  ao treinamento.

Promova treinamentos 

Você deve garantir que a equipe entregue o melhor atendimento ao hóspede. Isso só é possível quando há investimento na capacitação dos colaboradores. 

 

Mesmo que o serviço seja bom, ele sempre poderá melhorar, o que significa que os treinamentos serão frequentes. 

 

Assim como um funcionário recebe treinamento quando entra, ele pode aprimorar habilidades após determinado período. 

 

É seu papel oferecer os recursos e ferramentas apropriados para alinhar a equipe. O investimento na capacitação também é uma forma de motivá-los a trabalhar de maneira assertiva. Mostra que a empresa não só se preocupa com sua imagem, mas também com o colaborador. 

 

Muitos estudos apontam que dramatizações, apresentação de cases e o compartilhamento de conhecimento são formas eficazes de capacitação. Você pode aplicá-las em seu hotel. 

Tenha processos bem definidos

Criar processos vai ajudar o time a entender o que precisa ser feito. Também torna mais fácil os futuros treinamentos. 

 

Além disso, processos podem ser aprimorados para melhorar o atendimento ao hóspede. 

 

É importante que esses processos sejam bem definidos para que a execução tenha o mínimo de erros. 

Deixe o time ciente sobre a importância de um bom atendimento ao hóspede 

Para ter resultados assertivos, é necessário que a equipe entenda porque precisa se empenhar e dar o melhor 

 

Mostre a importância de prestar um bom atendimento, algo que é benéfico não apenas para a empresa, mas ao próprio colaborador. Quando a tratativa do funcionário é gentil e cordial, receberá o mesmo do hóspede. 

 

A equipe precisa entender o que é a qualidade de atendimento ao hóspede, ela precisa entender a política de empresa. Dos novatos aos veteranos, é imprescindível que todos compreendam a forma como o atendimento é conduzido. Isso aumentará as chances de prestar um serviço qualificado na maioria das vezes. 

 

Se você deseja aprimorar o atendimento ao cliente na hotelaria e outros processos, está no lugar certo. Aqui no Blog do SimplesHotel, você pode acessar diversos outros conteúdos como esse que irão te guiar para melhorias no seu estabelecimento. Clique aqui para acessá-lo.