check-in sem contato

Como funciona o check-in sem contato?

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Quando se fala nas tendências para a hotelaria, uma que se destaca é o check-in sem contato. Isso porque, hoje em dia, os hóspedes querem mais praticidade na hora de entrarem no hotel.

Para ajudá-lo nessa missão, há softwares de gestão que automatizam esse processo. Portanto, se o seu hotel ainda não oferece essa opção, veja neste artigo como adotá-la e os benefícios que proporciona. 

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O que é o check-in sem contato?

Antes de mais nada é preciso que você entenda do que se trata esse modelo de check-in. Então, ele é um processo que permite aos hóspedes registrarem a sua entrada sem precisar interagir com qualquer funcionário.

Por meio de tecnologia, os hotéis podem oferecer aplicativos ou totens de atendimento para que o processo de check-in seja concluído. Assim, proporcionam o autoatendimento e agilizam a entrada. 

O que gera mais dúvida em relação ao check-in sem contato é o pagamento e as autorizações digitais. Mas, com as ferramentas certas, isso é solucionado em poucos passos.

Por que automatizar o check-in?

Por ser mais ágil, esse modelo de check-in traz mais satisfação aos hóspedes | Foto: Freepik

Se você tem um hotel é preciso estar sempre atento às novidades e facilidades para seus hóspedes. Então, oferecer inovação em processos essenciais mostra que a empresa está sempre em busca de um serviço de excelência. 

A Openkey realizou uma pesquisa sobre esse novo modelo de check-in e algumas informações reforçam porque você deve optar por esse tipo de serviço. Por exemplo:

  • A satisfação dos clientes diminui com a demora ou espera no processo de check-in;
  • 49% dos viajantes afirmam que escolhem hotéis que possuem mais recursos tecnológicos;
  • Há um aumento de 7% na satisfação dos hóspedes quando a entrada é sem chave;
  • Por fim, 46% dos viajantes têm a solução de chave móvel como um recurso de prioridade ao escolher suas acomodações.

Com esses dados é possível notar que o check-in sem contato deixou de ser uma inovação e passou a ser necessidade. Ou seja, é um fator decisivo na escolha de uma hospedagem.

Além de agradar aos seus hóspedes, esse modelo traz mais agilidade aos processos internos. Isso porque, seus funcionários não precisam mais desprender tempo para o atendimento e podem focar em outras demandas.

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Como adotar o check-in sem contato?

O primeiro passo para tornar o check-in sem contato uma realidade em seu hotel é ter um sistema completo de gestão, como o oferecido pelo Simpleshotel. Assim, o check-in online da plataforma traz mais agilidade e velocidade nesse processo.

Com a ferramenta, os clientes recebem por e-mail ou WhatsApp um link para se cadastrarem como hóspedes. Dessa forma, ao chegarem no local não precisam realizar um cadastro demorado ou informar seus dados pessoais.

Há mais transparência na hospedagem, porque os clientes terão acesso ao extrato da reserva, para acompanhar todo o seu consumo. Além disso, o check-out também é mais ágil, porque o processo pode ser realizado pelo seu celular.

Ao escolher a ferramenta ideal, você consegue adotar esse novo modelo e agilizar seus processos. Aliás, vale lembrar que o atendimento inicial será o primeiro contato do hóspede com sua empresa. Logo, deve focar em proporcionar a melhor experiência.

Instruir seu público é essencial

Além de adotar as novas práticas, você deve priorizar na instrução de seus clientes, em especial, aqueles que estão indo à sua empresa pela primeira vez. Isso porque, o processo de check-in sem contato pode ser desconhecido para eles.

Uma forma de ajudá-los nesse processo é com conteúdos informativos antes da sua hospedagem. Então, você pode produzir um vídeo, e-mail ou até uma mensagem de WhatsApp explicando como o check-in é realizado.

Também pode apostar em comunicações visuais na própria recepção do hotel. Assim, se for por totem, coloque ao lado um guia simples e objetivo com o passo a passo. Bem como, reforce com sua equipe atenção à chegada dos hóspedes, para ajudá-los. 

Adeus ao check-in tradicional?

É importante que sua equipe esteja preparada para atender os hóspedes | Foto: Freepik

Não há como negar a importância desse novo modelo de check-in, mas a sua empresa deve estar preparada também para atender os hóspedes. Afinal, alguns ainda vão preferir realizar todo o processo de forma manual.

Para agradar todo o público, você pode inserir a opção no site de hospedagem para que seu cliente escolha o modelo desejado. Então, se prefere o check-in sem contato, indique como o processo é feito. Já se for de outra forma, esteja pronto para recebê-lo.

O que é indiscutível neste ponto é que sua empresa precisa de um software de gestão que tenha essa opção. Assim, os hóspedes que consideram esse um ponto de decisão ao buscar uma hospedagem, serão atendidos. 

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