Que tal aproveitar todo o lazer que o hotel oferece, mas sem precisar se hospedar? Essa é a característica principal do day use, uma estratégia para trazer o público até o local e manter o caixa rodando.
A possibilidade de passar algumas horas nas instalações do hotel é uma opção interessante ao público. E também é bastante positiva para a empresa que pode se manter durante os períodos de sazonalidade.
Dito isso, vamos ao que interessa: como usar o day use de maneira estratégica para driblar a baixa temporada. Então, acompanhe o texto para saber mais sobre o assunto.
O que é day use?
De certo você já conhece esse conceito, mas vamos reforçá-lo. Na tradução ao português, day use significa “uso por um dia” e é exatamente isso que ocorre. Ao invés de se hospedar, o cliente tem a opção de usar as instalações por determinado período, normalmente em horário comercial.
Sendo assim, essa estratégia é uma modalidade de serviço que o hotel pode oferecer. Nela o cliente pode aproveitar de alguns espaços no local, como a piscina e sauna, por exemplo. Não é preciso só se hospedar e ele fica livre para usar as instalações por um período pré-determinado.
Como essa estratégia funciona?
O conceito de “hotel por hora” é bem popular na Europa e ganha cada vez mais força por aqui. Inicialmente foi uma estratégia adotada por hotéis próximos a aeroportos, rodoviárias e estações para atender ao público entre um destino e outro.
Hoje o serviço se expandiu para mais estabelecimentos, inclusive grandes redes, e alcançou outros consumidores. É uma opção para as famílias que desejam ter um passeio diferenciado, mas não estão com disponibilidade para passar muitos dias hospedados.
Além disso, o day use é uma prática simples e barata, tanto para o hóspede, quanto para o hotel, visto que não gera pernoite.
Por não ser um hóspede de fato, o cliente paga para usar as dependências um valor diferenciado da diária. Nesse valor, o hotel pode oferecer seus serviços de lazer, alimentação e opções de passeio para o cliente desfrutar.
A tarifa, normalmente, compreende o período de 12 a 18 horas e pode ser aplicada a qualquer tipo de hotel ou pousada.
Day use na pandemia
Essa estratégia surgiu para atender uma demanda que o setor hoteleiro apresentava. Hoje existem novas demandas geradas pela pandemia e a necessidade dos hotéis de se manter nesse período.
Com as restrições impostas pelos órgãos da saúde, ficou mais difícil viajar. E mesmo que o setor esteja retomando as atividades, ainda existem incertezas que afastam os hóspedes dos hotéis.
Ao longo desse período, o day use continua sendo uma saída inteligente para o setor. Ele mantém o atrativo de visitar o hotel, mas sem que o público precise ficar hospedado.
Uma pesquisa feita pelo Hotéis Ri mostrou que o serviço cresceu em média 20% entre setembro de 2020 e fevereiro do ano passado. Isso mostra que a alternativa se mantém em alta mesmo neste momento conturbado.
Como oferecer essa alternativa durante a sazonalidade?
Além da pandemia, os hotéis devem oferecer esse serviço como uma forma de driblar o período de baixa temporada. A ideia é manter o caixa rodando nos momentos em que a demanda é menor.
Por isso, separamos algumas estratégias que podem ajudar a atrair o público com a proposta do day use:
Turismo local
Explorar o turismo local é uma alternativa não apenas para que o público use por um dia. Porém, neste período em que as viagens estão com restrições, é inteligente apostar na vizinhança do hotel.
Você pode planejar uma comunicação para atingir esse público, apresentando o serviço e suas vantagens.
O day use pode ser oferecido de inúmeras maneiras, mas ressalte os serviços que destacam o hotel. Por exemplo, o cliente pode ter a experiência de aproveitar o café da manhã nos quartos de modo confortável. Vale lembrar que essa refeição é uma das mais adoradas pelo público.
Room office
O room office é uma alternativa que também se popularizou com a pandemia. É a opção de ter um espaço adequado para trabalhar sem precisar ficar no ambiente de casa.
O day use pode ser combinado a esse serviço, permitindo que o cliente trabalhe, enquanto a família aproveita as instalações.
Atividades de lazer
Todo o lazer disponível no seu hotel pode fazer parte de um pacote pensado para o day use. Piscinas, saunas, quadras esportivas, espaços gourmet, tudo o que o local oferece pode ser usado pelo cliente.
Para isso, planeje um pacote explicando tudo sobre as instalações e o que está incluso no serviço.
Dicas para implementar o day use
Não é difícil aplicar esse serviço entre os oferecidos pela sua empresa. Basta seguir as dicas a seguir:
- Crie uma tabela de preços de acordo com as horas de uso e os serviços inclusos, você pode criar diferentes pacotes;
- Treine a equipe para atender a essa demanda de serviço que é diferente de uma hospedagem padrão;
- Faça a divulgação dos serviços nos canais que tem disponível;
- Defina as regras para o day use de modo a deixar o público ciente do funcionamento;
- Crie um sistema para gerenciar a modalidade, normalmente são distribuídas pulseiras para identificar o público.
Feito isso, você terá sucesso na estratégia, mas lembre-se que será necessário realizar uma gestão eficiente. Quanto a isso, fique tranquilo, podemos auxiliá-lo, entenda como clicando aqui.