Você já pensou na possibilidade de usar plataformas de e-commerce para hotelaria? Essa estratégia nasce com a crescente necessidade de manter o visitante engajado após a primeira visita ao site do hotel.
Quando ele passa por ali e não realiza nenhuma ação, existe um problema a ser resolvido. Isso porque ele pode comprar com a concorrência ou usar uma OTA para finalizar o processo.
Então, o e-commerce voltado para o turismo tem como missão trazer o consumidor para o canal de reservas e finalizar a compra.
Vamos entender como essa estratégia pode ajudar o seu hotel? Continue a leitura.
Impacto do e-commerce para a hotelaria
Ao longo dos anos, a indústria do turismo sofreu diversas alterações que foram necessárias para sua evolução. Uma delas foi a chegada do e-commerce que possui efeito transformador para esse mercado.
Hoje é uma preferência do público realizar suas compras em ambientes virtuais pela facilidade desse processo. É claro que a hotelaria também pode se beneficiar com isso, adquirindo sistemas de reservas online.
Assim, a possibilidade de ter um e-commerce voltado para hóteis é interessante. E os números não mentem, já que na retomada das atividades turísticas em 2021, o mercado apresentou maior procura.
Uma pesquisa da Decode mostrou a relação do turismo durante a pandemia e as mudanças trazidas pela vacinação. Em comparação a julho de 2020 e a mesma época em 2021, o e-commerce de turismo teve um crescimento de 150%.
Isso é um reflexo da vontade dos brasileiros de viajar agora que a vacinação está bem avançada.
Reservas via internet
Quando falamos de e-commerce para hotelaria, logo vem à cabeça a possibilidade de fazer reservas pela internet.
Essa é uma estratégia bastante utilizada no setor para facilitar a rotina do hóspede. Se levarmos o setor para o comércio eletrônico, o quarto é o item de compra, mas outros produtos podem ser ofertados, como day use.
O objetivo principal da plataforma é a reserva de quartos. Aqui está a diferença entre um simples canal de reservas e o e-commerce.
No comércio eletrônico são usados mecanismos para que o usuário engaje e finalize a compra. Gatilhos mentais e e-mail marketing são algumas das estratégias mais comuns nesse meio.
Ao utilizar o e-commerce para a reserva, o visitante pode se deparar com uma contagem regressiva indicando que aquela promoção está se esgotando. Se ele abandonar o carrinho, receberá um e-mail comentando sobre isso e apresentando algumas vantagens de retomar aquela compra.
Tudo isso é executado para que o cliente não deixe de fazer sua reserva ou vá comprar na concorrência.
Por que investir em um e-commerce de turismo?
Na hotelaria o e-commerce desempenha funções específicas para alavancar as vendas, como os gatilhos mentais citados anteriormente.
De fato, essa é uma estratégia para possibilitar a hotelaria mais vantagens que métodos tradicionais de venda não conseguem. Podemos destacar algumas delas aqui, como:
- geração automática de vouchers;
- preenchimento de formulários para passeios no ato da compra;
- relatórios financeiros detalhados;
- cupons de descontos para incentivar a compra;
- entre outras alternativas.
São essas possibilidades que diminuem processos manuais realizados ao longo de uma reserva. Interferências ao longo desse processo podem atrapalhar a finalização da venda, espantando o hóspede.
3 dicas para melhorar essa alternativa
Listamos 3 dicas que irão ajudar a aplicar e melhorar essa estratégia no seu hotel. Veja a seguir do que você precisa para começar a utilizar essa opção:
Crie um site adequado
O primeiro passo para ter um e-commerce na hotelaria é estar presente no meio digital. Para isso você precisará de um site que seja adequado a essa estratégia.
Não apenas para realizar as reservas, mas o site será o cartão de visitas para a empresa. Se o hotel não tem presença na internet, será mais difícil que o público o encontre.
Lembre-se que o site deve ser fácil de navegar, além de responsivo às diferentes telas – de computadores e smartphones.
Faça a divulgação do hotel nas redes sociais
Os brasileiros utilizam por longas horas as redes sociais, sobretudo o Facebook e Instagram. Você pode usá-las a seu favor para alcançar mais usuários e levá-los até a página de vendas.
Esse também é um meio de apresentar o seu hotel ao público, mostrando o que ele oferece como serviço. Isso irá incentivar o potencial cliente a acessar seu site e conhecer mais do estabelecimento.
Monitore os resultados
O uso do e-commerce para hotelaria permite a emissão de resultados. O ideal é analisá-los com cautela para mapear forças e fraquezas dessa ferramenta e assim projetar novos caminhos.
Essa estratégia é apenas uma das tendências que serão positivas para o setor hoteleiro em 2022. Que tal conhecer outras 4 alternativas? É só clicar neste link.