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Restaurante de hotel: entenda as necessidades de alimentação do público

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O setor de alimentos e bebidas na hotelaria é um dos mais difíceis de lidar. Porém, é do restaurante de hotel que os estabelecimentos conseguem cativar o público e oferecer experiências marcantes. 

Apostar em alimentação como um dos serviços prestados no hotel é um caminho de sucesso. Isso porque esse pode ser um centro de receita para a empresa, complementando recursos da hospedagem. Em períodos de baixa, o restaurante pode ajudar a manter o caixa girando. 

Pensando nisso, preparamos esse texto para orientá-lo sobre as diversas portas que um restaurante pode abrir na hotelaria. Assim, você conseguirá entender quais são as necessidades do público em relação a alimentação. Vamos lá? 

Como funciona um restaurante de hotel?

Embora não seja o principal setor da hotelaria, é um dos que demanda mais profissionais para rodar. Isso porque são diversos setores dentro da alimentação, como room service, bares, café da manhã e outros. 

O restaurante de hotel pode ser fechado aos hóspedes, atendendo às suas necessidades. Mas também pode ficar aberto ao público nos horários de maior pico – almoço e jantar, por exemplo. 

De modo geral, funciona como um restaurante convencional: tem atendimento ao público e opções de cardápio. A diferença é que ele está relacionado a outros serviços da hotelaria, como o café da manhã que é uma exclusividade para os hóspedes. 

Ampliando o setor de alimentos e bebidas na hotelaria

Já não é de hoje que esse setor apresenta um alto potencial para o turismo. A comida atrai o público e é capaz de conquistá-lo, assim a hotelaria tem muito a ganhar.

Há inúmeras formas de agregar alimentos e bebidas na hotelaria, desde que você esteja aberto às possibilidades. Criatividade e estratégia são muito importantes nesse processo para ter resultados expressivos no futuro. 

Vale ressaltar que o restaurante de hotel não fica limitado ao atendimento dos hóspedes, como mencionado acima. Ele pode ir além e expandir a atuação para o público externo, o que é uma aposta estratégica. 

Atender a clientes fora do hotel tem suas vantagens, visto que traz maior visibilidade ao estabelecimento. Quem vem conhecer o restaurante e se encanta com o atendimento, pode voltar para se hospedar. 

Com a pandemia, o atendimento ao público ficou limitado, exigindo que o setor fosse criativo para continuar funcionando. Deste modo, o delivery também foi adotado na hotelaria e os restaurantes expandiram seu atendimento com essa estratégia. 

Se bem pensado e planejado, o estabelecimento pode ser lucrativo para o hotel. É sobre isso que iremos tratar no próximo tópico. 

Escavar a comida, buffet de comida no restaurante, catering Foto Premium

O que fazer para atrair o público?

Para que o restaurante de hotel seja um negócio vantajoso, é preciso adaptar-se à necessidade do público. Aliás, saber quem tem interesse na comida que você serve é um dos primeiros passos. 

Veja a seguir o que fazer para trazer o público até o restaurante e assim iniciar um processo para fidelizá-los. 

Conheça seu público 

Não importa o que for planejado para o seu hotel, você precisará de informações sobre o seu público caso queira ter resultados positivos. Não seria diferente quanto ao restaurante de hotel. 

Mesmo que o foco seja atender apenas os hóspedes, é preciso saber quem você irá atender. Então, descubra quais são os desejos e necessidades desse público para atendê-los com excelência. 

Cardápios adaptados

Os clientes apresentam necessidades diferentes em relação à alimentação e restrições podem surgir. 

Projetar menus que tenham opções para diferentes paladares é uma estratégia inteligente.

É muito comum que os restaurantes tenham opções para públicos que não consomem carne e produtos de origem animal. Por isso, montar um cardápio adaptado a esse público é interessante. 

Ter essa alternativa disponível pode atrair mais pessoas para o restaurante do hotel.

Agilidade no atendimento

O público anseia ser bem atendido e nisso a agilidade se torna mais do que necessária. 

Durante uma viagem, os hóspedes têm uma programação a seguir. Por isso ser atendido bem e rapidamente se torna um diferencial competitivo. 

Mesmo que esteja com fome, certamente dará prioridade aos passeios programados. Se não for atendido de maneira ágil, pode desistir de comer no restaurante de hotel para não perder o passeio. 

Deste modo, os pedidos precisam chegar rápido à cozinha e da mesma forma a mesa do freguês. 

Aberto ao público

Como já mencionado, o hotel não precisa limitar o atendimento apenas aos hóspedes. Ele pode atender o público externo, uma forma de trazer mais pessoas para o estabelecimento. 

Para isso precisa de um extenso planejamento, de modo a atender tanto os hóspedes quanto clientes de fora. 

Essa alternativa é uma estratégia para que o público conheça além do restaurante e possa retornar como hóspede futuramente. Mas para que dê certo, é preciso investir pesado na gestão hoteleira. 

O funcionamento do restaurante demanda gestão de equipe, financeira e diversos outros pontos. 
Mas será que o seu hotel tem tudo o que precisa para atender bem ao público? Tem um conteúdo que pode responder essa questão, basta clicar aqui para acessá-lo.