pós-venda na hotelaria

Por que é essencial fazer o pós-venda na hotelaria?

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A estadia não acaba quando o hóspede faz o check-out e volta para a casa. O pós-venda é uma etapa importante para a fidelização do cliente.

No entanto, muitos empresários do setor se esquecem dessa parte. Essa etapa é um importante diferencial para os hotéis e uma forma de criar conexão com o cliente. 

Pensando nisso, trouxemos nesse texto tudo o que você precisa saber sobre o pós-venda na hotelaria. Continue a leitura para saber mais.  

O que é o pós-venda?

Para começar, é interessante entendermos o que é essa estratégia. 

Essa é uma etapa do atendimento ao cliente, onde são usadas estratégias voltadas a melhorar sua experiência depois da compra. 

O objetivo dessa estratégia é manter a relação com o cliente para que seja algo duradouro. Deste modo, a empresa deve ser capaz de atender as expectativas do público mesmo após “finalizar” o contato. 

Na hotelaria o pós-vendas serve para ouvir o cliente e criar um laço forte. Isso aumenta as chances dele retornar em outro momento ao hotel. Vale ressaltar que a estratégia é uma importante ferramenta para o marketing de influência, ou seja, as indicações.

pós-venda na hotelaria como aplicar
O envio de newsletter personalizadas e outras ações são formas de promover o pós-venda em seu hotel.

Como funciona o pós-venda na hotelaria?

A conquista de novos clientes é relativamente mais barata do que manter os que já existem. Por isso, o pós-venda muitas vezes é negligenciado e encarado como um custo extra. 

A verdade é que é exatamente o contrário, já que a estratégia consegue conquistar o hóspede. A tendência é que pela experiência positiva ele retorne em outro momento e até mesmo indique o hotel. 

Como mencionado, esse processo engloba inúmeras estratégias combinadas para um único objetivo: fidelizar o cliente. A seguir você confere um pouco mais sobre elas.

Pesquisa de satisfação

Essa é uma maneira de acompanhar a nível dos serviços e se estão adequados à expectativa do cliente. 

A pesquisa irá avaliar o desempenho dos serviços e pode ser aplicada apos o check-out. Outra opção é usar formulários digitais que facilitam a mensuração dos resultados. 

Newsletter

Criar newsletters personalizadas e com conteúdo direcionado ao hóspede ajuda a construir um relacionamento. 

O cliente será sempre lembrado do hotel e a experiência que teve enquanto hóspede. Além disso, os e-mails farão com que ele se sinta especial e importante. 

Você pode apresentar novidades sobre o hotel e o destino, incentivando a volta.

Promoções sazonais e personalização de conteúdos 

Essa é outra alternativa para o pós-venda que fará o hóspede se sentir importante. A estratégia é similar a newsletter, mas ao invés de e-mails com informações, serão enviados outros formatos de conteúdos.

Um cartão de aniversário, uma nova promoção e descontos especiais são algumas das opções para cativar o cliente. 

Bônus por indicações

O boca a boca é um dos resultados de um pós-venda bem executado. Quando o hóspede sai satisfeito, há muito mais chances dele recomendar o hotel para outras pessoas. 

Por que não oferecer um bônus para incentivar essa recomendação? Crie uma política especial para os hóspedes que indicarem a empresa para novos clientes. 

Você pode, por exemplo, oferecer uma porcentagem de desconto na próxima estadia pela indicação ou uma diária sem custo. São alternativas que, alinhadas a uma experiência positiva, estimulam as recomendações. 

Dicas para fazer esse processo funcionar

Fazer o pós-venda funcionar também é um processo de diversas etapas que devem ser bem planejadas.

A implementação desse processo fará grande diferença no dia a dia do hotel. Além disso, também terá um impacto positivo para o hóspede.

Boas práticas devem ser consideradas para ter resultados positivos. É por isso que o alinhamento da equipe através de treinamentos e capacitações é tão essencial. 

Além disso, você também deve investir em:

  • Invista em um bom PMS (Sistema de Gestão de Prioridade) para facilitar a administração de ofertas e promoções, pesquisas de satisfação e outros mecanismos; 
  • Tenha foco na experiência do cliente, esse é o passo fundamental para que ele tenha uma boa imagem do hotel.

Lembre-se que para esse processo rodar de maneira satisfatória, é importante que a equipe seja capacitada. Os treinamentos são fundamentais e devem ser feitos com frequência, assim é possível manter o time sempre alinhado. 

Também é importante considerar um sistema de gestão hoteleiro para colaborar com a administração desse processo. 

O pós-venda nada mais é que uma tarefa a ser executada e gerenciada. Por isso, recomendamos a leitura deste artigo para saber o quão positivo pode ser um software de gestão.