sistema de gerenciamento de prioridade para hotelaria

Sistema de gerenciamento de prioridade: o que é?

Posted by

Você já ouviu falar em PMS na hotelaria? Essa é a sigla usada para definir o sistema de gerenciamento de prioridade, uma importante ferramenta para o setor. 

Como a hotelaria lida com inúmeras atividades, esse sistema tem objetivo de organização e controle. Deste modo, traz mais praticidade à rotina dos hotéis e pousadas. 

Pensando sobre isso, trouxe as principais informações do sistema que possa colaborar com a sua empresa. Continue a leitura para conhecer melhor o PMS e seu papel na hotelaria. 

O que PMS?

Essa é a sigla para Property Management System, ou sistema de gerenciamento de prioridade em português.

A ferramenta é usada para organizar operações relacionadas à hospedagem como um todo. Desde o check-in até o check-out para ser mais específico. 

Como o setor demanda agilidade e muita organização, o PMS é uma mão na roda para os administradores. Contar com essa ferramenta é uma forma de se destacar no mercado, por isso é algo indispensável para a hotelaria. 

Como funciona um sistema de gerenciamento de prioridade?

Esse sistema tem a função de organizar processos que são essenciais na hotelaria. Sendo assim, ele faz parte da gestão hoteleira, funcionando como uma ferramenta para essa atividade. 

O PMS reúne todas as informações necessárias para a administração de um hotel de modo integrado. 

Neste ponto, ele trabalha com:

  • Gestão da hospedagem;
  • Registro dos hóspedes;
  • Controle financeiro;
  • E outras tarefas.

Essas são atividades básicas para que um hotel funcione adequadamente. Por ser um sistema de gestão, colabora com outras questões da hotelaria, falaremos sobre isso mais para frente. 

Benefícios do PMS na hotelaria

O sistema de gerenciamento de propriedade combina alguns benefícios que são essenciais para o ramo hoteleiro. 

O PMS envolve outros pontos favoráveis, caso da:

  • Centralização de informações em um único sistema;
  • Integração a outros sistemas usados na rotina do hotel, como CRM e chatbot;
  • Organização e padronização dos processos;
  • Gestão embasada em dados concretos e seguros;
  • Aumento da produtividade da equipe.

De tudo isso, o ponto principal é a agilidade entregue pela ferramenta. Uma vez que ele é capaz de pôr em ordem os processos, fica muito mais simples executá-los. 

sistema de gerenciamento de prioridade ou PMS
Na prática, o sistema de gerenciamento de prioridade está presente do check-in ao check-out nos hóteis.

Por que é importante ter um sistema de gerenciamento de prioridade?

Por si só, as vantagens mostram que a ferramenta pode ser um diferencial competitivo na hotelaria. 

Para reforçar que esse sistema pode colaborar de forma positiva com a sua empresa, levantamos alguns pontos. Eles mostram o porquê de apostar no PMS e como ele colabora com a rotina. Confira a seguir:

Acompanhar o avanço das tecnologias

Hoje a hotelaria não sobrevive sem a tecnologia. Muitas empresas ainda resistem ao uso, um grande erro para o setor. 

A forma como as pessoas compram e avaliam o serviço também tem relação com a tecnologia. Hotéis que não empregam ferramentas e avanços tecnológicos se mostram defasados e podem perder público por isso. 

Iniciar esse processo adotando um sistema de gerenciamento de prioridade é interessante. O nível de informatização entregue pela ferramenta permite que o hotel se mantenha competitivo. 

Ter mais tempo e flexibilidade

Um dos pontos fortes do PMS é que, como seu nome indica, ele prioriza aquilo que é importante para a hotelaria. Deste modo, as tarefas essenciais são automatizadas.

Atender chamados, os hóspedes e outras tarefas ficam muito mais simples com a ferramenta. Isso porque são atividades que demandam tempo.

A partir do momento que o hotel entende, preenche e alimenta o sistema, ele consegue padronizar os processos. Com isso, é mais fácil executá-los. 

Um sistema de gerenciamento de prioridade gera lucros

Processos de informatização, como é o caso do PMS, são amplamente necessários e benéficos ao setor. Neste caso, a ferramenta promove a análise de dados, relatórios e oscilações que o negócio possa enfrentar. 

Tudo isso ocorre de maneira prática e simplificada, sem que seja necessário passar um longo período fazendo essa tarefa. 

Isso permite que a administração invista o tempo gasto nessas tarefas em outras atividades. Em outras palavras, o hotel pode criar estratégias para crescer e ter mais lucros. 

Suprir a ausência de mão de obra

Por ser uma ferramenta de gestão, uma das características do sistema de gerenciamento de propriedade é a eficiência que ela entrega. 

Você irá notar que o PMS é capaz de promover essa eficiência na prestação dos serviços. Isso acontece porque a ferramenta organiza, padroniza e garante a qualidade de tudo que é executado pela equipe.

O resultado só é possível porque o hotel promoverá treinamentos e capacitações com base em algo que já existe e funciona. 

Quando isso acontece, a empresa passa a necessitar de menos qualificação técnica para certas funções. É um processo de automatização e a principal vantagem, além da eficiência, é diminuir as chances de erros. 
Um sistema de gestão é totalmente necessário para a hotelaria. Mas não é a única ferramenta necessária. Neste material você irá conhecer outras 6 ferramentas que podem fazer o seu hotel lucrar mais. Clique aqui para acessá-lo.