slow travel na hotelaria

Slow travel: conheça o novo conceito

Posted by

Se ainda não conhece, saiba que o slow travel é uma tendência que vem com tudo este ano. Esse não é um conceito tão recente, mas cresceu de maneira acelerada nos últimos anos, ainda mais com as restrições da pandemia. 

Em 2023, as viagens nesse estilo ganham ainda mais força e é importante que seu hotel tenha a estrutura necessária para receber os viajantes. Para entender melhor essa tendência e como preparar seu estabelecimento, continue a leitura. 

O que é slow travel?

Em inglês, slow significa lento ou devagar e é justamente isso que melhor define o movimento turístico. Esse é um estilo que propõe viagens mais longas, permitindo que o turista contemple o destino e aproveite ao máximo essa experiência. 

 

Basicamente, a viagem se resume em momentos leves, sem obrigações e que possam proporcionar momentos únicos e marcantes. 

 

A tendência vai contra o turismo convencional que prega uma longa lista de atrações e roteiros a serem visitados em pouco tempo. O slow travel é o oposto disso para que os viajantes se desconectem e apreciem o destino lentamente. 

Como funciona esse conceito? 

Na viagem mais lenta, o turista tem total liberdade em fazer o que desejar no tempo que tem disponível. Deste modo, ele consegue se conectar profundamente com o destino e as pessoas que encontrar por ali. 

 

Esse movimento se mistura ao turismo sustentável, onde os hóspedes têm menor interação com a tecnologia para se conectar com a natureza. Assim, o movimento leva o público para lugares que, tradicionalmente, são menos procurados pela maioria das pessoas. 

 

Fazer trilhas, andar a cavalo, fazer escalada, são algumas das atividades que o slow travel abraça. Quanto mais exclusivo o local e que tire o hóspede da zona de conforto, mais próximo ao movimento ele estará. 

 

Além disso, essa é uma experiência sem amarras e pode muito bem ser feita em família, casal ou até mesmo sozinho. 

Saiba o que os viajantes procuram

O primeiro passo para que seu hotel se enquadre em um destino deste movimento, é entender o que os hóspedes querem. 

 

No slow travel, as viagens tendem a ser mais lentas e aprofundadas, onde o viajante consegue conhecer e explorar mais o destino. É interessante que o hotel ofereça serviços que permitam essa experiência. 

 

Vale lembrar que a tendência abraça o turismo sustentável e de experiência, adotando atividades que tenham algum significado e ensinamentos. A ideia não é render fotos bonitas para as redes, mas momentos únicos e memoráveis. 

 

Por fim, os turistas preferem destinos que envolvam pouco deslocamento e priorizem meios de transporte além do avião. 

tendência slow travel
No slow travel, os hóspedes procuram por experiências imersivas que sejam capazes de conectá-los ao destino

Como o hotel pode se adaptar ao movimento slow travel?

Hotéis urbanos, pequenas pousadas no litoral e campo, não importa onde o estabelecimento está. A verdade é que essa tendência é algo possível para o seu hotel e se adaptar a ela não é nenhum bicho de sete cabeças. 

 

A seguir, você confere algumas dicas de como oferecer a melhor experiência para os hóspedes:

Alimentos e bebidas

Explorar a cultura local é uma das bases dessa tendência e não há forma melhor de apresentá-la do que a gastronomia. O destino e sua cultura podem ser facilmente incorporados que remetem aos pratos regionais, produtos locais e sazonais. 

 

O hotel pode trabalhar com a ideia de “voltar às raízes” e desta forma mostrar mais sobre como a alimentação faz parte da rotina local. 

Saúde e bem-estar

Com a ideia de se afastar da tecnologia, o público procura por atividades que os deixem mais próximos da natureza. Opções como terapias e práticas de SPA, utilizando óleos naturais e apresentando rituais antigos podem fazer parte das atividades disponíveis no hotel. 

Experiências e atividades no slow travel

Nesse movimento, a ideia é se desligar da rotina agitada e aproveitar verdadeiramente a viagem. Por isso, os hóspedes tendem a procurar por atividades que casam bem com os princípios de uma viagem lenta. 

 

Ofereça experiência que permita a conexão com a comunidade local, onde eles possam ampliar seu conhecimento e compreensão cultural. 

Off-grid

O slow travel veio acompanhado pelas viagens conhecidas como off-grid, uma experiência que só existe por conta da tecnologia

 

Hotéis mais afastados conseguem eletricidade através de energia solar que chega a qualquer lugar, como cabanas na montanha e outros locais remotos. Qualquer hotel consegue se adaptar para receber pessoas que querem ficar longe da agitação cotidiana. E assim, oferecer experiências que servem como um detox digital.  

Meios de transporte

Uma das bases das viagens slow travel é a sustentabilidade e isso esbarra na forma em que os hóspedes chegam até o hotel ou realizam as atividades. Neste caso, ter serviços como aluguel de bicicletas, passeios a pé ou excursões de ônibus e trens se tornam atraentes. 

 

Por fim, essa tendência não deixa de ser mais uma forma de oferecer uma experiência satisfatória ao cliente. Que tal conhecer dicas de como melhorar os serviços do seu hotel e agradar aos hóspedes? Clique aqui para acessar o conteúdo.