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Gestão de hotéis: 4 erros que você deve evitar

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Quem é responsável pela gestão de hotéis enfrenta diariamente diversos desafios. Nesse sentido, erros podem ser cometidos, afinal somos humanos e suscetíveis a isso. 

Deixar de lado a comunicação com a equipe, não dar atenção aos feedbacks dos hóspedes, entre outros exemplos de erros que podem ser recorrentes na sua gestão. Mas isso pode mudar e esse artigo tem as respostas que procura, continue a leitura. 

O que é a gestão hoteleira?

Essa é uma atividade administrativa que envolve tudo relacionado ao setor hoteleiro. Sendo assim, um bom gestor precisa entender como gerenciar o negócio dentro das funções que a hotelaria demanda. 

Todas as práticas de organização e gestão de hotéis são relacionadas a esse trabalho. Um gestor será responsável por:

  • Hospedagem;
  • Limpeza;
  • Segurança;
  • Atendimento;
  • Reservas;
  • Finanças;
  • Entre outras atividades. 

Então significa que esse profissional irá lidar com processos e pessoas o tempo todo. São diversas atividades para administrar, por isso não é incomum que o modus operandi saia errado. 

4 erros que você não deve cometer na gestão de hotéis

Na gestão hoteleira, a estratégia é sempre o ponto de partida para o sucesso da empresa. Não basta realizar ações pontuais na administração, é preciso gerenciar o hotel com amplitude.

Neste caso, o gerente precisa considerar objetivos da empresa a longo prazo e também se adequar ao mercado atual. Boa parte dos erros que você conhecerá a seguir são causados por não seguir esse roteiro.

Dito isso, vamos conhecê-los e entender como evitá-los. 

Não se preocupar com a equipe

A gestão de pessoas está inclusa nas práticas administrativas, sendo extremamente necessária para obter bons resultados. Muitas vezes, ela é ignorada pelos gestores e pode causar inúmeros transtornos na rotina do hotel. 

É a sua equipe que irá lidar com clientes e realizar os processos centrais do hotel. Por isso, precisa estar alinhada para prestar um bom atendimento de forma ágil e prestativa ao hóspede. 

Um dos principais erros na gestão de hotéis é esquecer que a equipe precisa de treinamentos e capacitações para reproduzir um bom serviço. E isso começa logo na contração dos colaboradores, através de um processo seletivo padronizado. 

Você deve também monitorar o desempenho da equipe e promover ações para motivá-los. Não deixe passar os feedbacks do seu time, pois podem ser úteis nesse processo. como funciona a gestão de hotéiscomo funciona a gestão de hotéis

Descontrole com as finanças

Um hotel não sobrevive sem manter as finanças na linha. Quando há descontrole financeiro, há mais perdas do que ganhos para o estabelecimento. 

É preciso ser rígido quanto aos prazos de contas a pagar, registros de entrada e saída, e com o fluxo de caixa no geral. Tudo isso deve ser registrado, pois só assim é possível controlar de fato as finanças. 

O método para controlar fica por sua conta, mas pense nisso com cautela. Esse erro também envolve métodos que não são assertivos ou estão ultrapassados. Hoje existem ferramentas de gestão de hotéis que englobam o controle financeiro, falaremos sobre no decorrer do texto. 

Menosprezar feedbacks 

O setor de atendimento é um campeão de queixas, principalmente se a equipe não estiver alinhada. É essa a ponta que lida diretamente com o hóspede que pode ter uma impressão boa ou ruim dependendo de como o atendimento é realizado. 

Os clientes têm voz e precisam ser ouvidos, por isso seu feedback é tão importante. Se o hotel não estimula que o hóspede dê seu parecer sobre a experiência vivida lá, está errado.  

O feedback do seu público vai mostrar pontos que não estão satisfatórios e você não conseguiu identificar. É através desse retorno que é possível reestruturar ações visando um serviço de excelência.

Deixar de investir em tecnologia

Esse é um erro comum na gestão de hotéis e que coloca a empresa para trás perante a concorrência.  Hoje existe uma série de ferramentas para melhorar as operações administrativas e que diminuem os erros cometidos. 

Um software de gestão irá focar em todas as atividades executadas na hotelaria, corrigindo erros e melhorando processos. Tarefas que eram feitas manualmente, serão executadas com maior facilidade e de forma ágil. 

Processos que exigem maior atenção, como o fluxo de caixa, terão um controle mais amplo e eficiente. 

Mas, como escolher a ferramenta perfeita para o hotel? A resposta você encontra clicando neste link.