Considerados o melhor local para se hospedar, o conceito de hotel boutique apresenta o melhor que o setor pode oferecer. Compactos, confortáveis e, muitas vezes, temáticos, esse modelo de negócio está ganhando força no mercado nacional.
Por ser uma “novidade”, é natural que os gestores tenham dúvidas quanto à administração deste hotel. Fique calmo, pois aqui é o lugar ideal para isso e vamos esclarecer todas as dúvidas. Continue a leitura.
O que é um hotel boutique?
Trata-se de uma instalação como qualquer outra, a diferença está em seu foco. Ao invés de ser um hotel robusto e com maior oferta de quartos, se mostra menor e focado em oferecer a melhor experiência ao cliente.
Por isso, os hotéis nesse estilo costumam ter uma estrutura mais compacta e investem alto na personalização de seus serviços. Não é incomum que sigam uma temática para ofertar opções de lazer diferenciadas e com alta exclusividade.
Salões de beleza, SPAs, piscina aquecida e academia são itens de lazer comuns na composição de um hotel boutique. Assim, esse conceito tem proximidade ao luxo, mas apresenta uma pegada diferente, já que é um modelo mais enxuto e diferente da proposta de grandes redes.
Como surgiu esse conceito na hotelaria?
Embora pareça algo novo, o conceito de hotel boutique existe desde a década de 1980. As primeiras instalações começaram a surgir em grandes cidades, como São Francisco, Nova Iorque e Londres.
O hoteleiro Ian Schrager, inaugurou e, 1984 o Morgans Hotel,em Nova Iorque, um hotel pequeno que priorizava um serviço mais intimista. Isso contrastou com o que era feito pelos grandes hotéis, cujo serviço era algo impessoal.
Conheça os diferenciais de um hotel boutique
Ao redor do mundo vemos uma porção de tipos de hospedagens e a proposta desse conceito é ser algo único e diferenciado. Não é simplesmente ser um hotel de luxo, porque grandes redes podem oferecer esse aspecto, mas ir além.
Então, o que diferencia esse hotel dos demais? Leia a seguir para descobrir:
Infraestrutura
O grande impacto dos hotéis boutiques está em sua infraestrutura, onde investe em decorações luxuosas e sofisticadas. Mais do que isso, o hotel apresenta uma atmosfera de aconchego, entregando todo o conforto aos hóspedes.
Normalmente, eles são construídos em prédios menores, o que permite uma melhor distribuição do investimento para a decoração e designer. Além disso, ao invés de ter um alto número de quartos, é também nesse sentido. Há estabelecimentos com 10 quartos e outros com 100, mas sempre com uma aura compacta.
Atendimento e personalização no hotel boutique
Essa é outra característica essencial para um hotel desse estilo: o serviço que ele oferece ao hóspede.
Para chegar a esse resultado, a equipe é altamente treinada para atender de maneira assertiva as necessidades dos hóspedes. A ideia é fazer com que se sintam em casa e tenham as expectativas atendidas de modo satisfatório.
Ao contrário do tamanho do hotel, o quadro de funcionários é amplo, principalmente quando comparado com as cadeias hoteleiras. É esse número extenso de colaboradores que torna possível garantir serviços personalizados.
Gastronomia
O modelo boutique também investe pesado na gastronomia como uma forma de melhorar a experiência do cliente. Por isso não é incomum que tenham restaurantes próprios, bares e cafés.
Esses espaços também têm uma atmosfera sofisticada, além de um cardápio requintado. Tudo isso é pensado para entregar uma experiência além das expectativas.
Quais as vantagens desse modelo de negócios?
Os benefícios para os hotéis boutique estão relacionados à gestão e ao lado financeiro.
O primeiro destaque vai para o ticket médio que pelo porte do hotel costuma ser elevado. Mesmo com um número menor de quartos, é possível ter uma taxa diária mais alta pelo pacote que o estabelecimento tenta entregar.
Além disso, a exclusividade dos serviços permite uma aproximação dos hóspedes, o que torna a fidelização algo tangível.
O ambiente intimista e aconchegante é outra vantagem do hotel boutique. Por essa atmosfera, não é incomum que o estabelecimento seja cotado para eventos corporativos, o que ajuda nos rendimentos em época de baixa temporada.
Por fim, seu funcionamento é menos complexo comparado a grandes redes. Menos quartos, significam uma menor quantidade de hóspedes, o que facilita o trabalho da equipe. Isso permite oferecer um serviço cada vez mais personalizado e de excelência, com uma gestão descomplicada.
Como é feita a administração do hotel boutique?
Hotéis nesse porte investem mais em automação de processos, tecnologias e na economia de tempo. Ainda sim, a gestão de um hotel boutique não fica distante das grandes redes, é preciso ter um bom controle dos serviços e processos executados.
Neste caso, a gestão hoteleira entra em cena e precisa ser o mais eficiente possível para casar com a proposta do hotel. A intenção é uma experiência completa e inesquecível ao hóspede e isso só é possível com um bom sistema de gestão.
Nenhum hotel sobrevive sem uma gestão eficiente. Por isso, seja boutique ou uma grande rede, é preciso ter como aliado um software que promova esse resultado. Você sabe como escolher o melhor sistema de gestão para o seu hotel? Esse material pode te dar todas as respostas.