Dicas de Hotelaria

7 bons motivos para oferecer treinamento aos colaboradores

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Uma das coisas mais importantes que um empreendedor precisa ter em mente é que um negócio não é feito de concreto, mesa e cadeiras, ele é feito por pessoas. Sendo assim, oferecer treinamento é investir no seu hotel ou pousada, pois você estará investindo em pessoas, investindo nos seus colaboradores.

Talvez, você ainda não perceba a importância disso, afinal de contas, eles já fazem o que são pagos para fazer: atender os hóspedes e seguir ordens. Mas seria muito melhor se eles conseguissem entregar mais do que isso, não é mesmo?

A ideia de oferecer treinamentos é justamente essa e, para deixar tudo mais claro, listamos abaixo as vantagens dessa prática. Confira!

Quais os benefícios de oferecer treinamento aos funcionários?

1. Aumenta a produtividade

Primeiro, precisamos estabelecer o que é produtividade e, ao contrário do que muitos podemos pensar, aumentar a produtividade não é sinônimo de trabalhar mais, mas sim de fazer mais em menos tempo. Trata-se de ser mais eficiente.

Pense que os seus funcionários farão os processos em um tempo menor, pois eles vão conseguir pensar em uma forma mais rápida e mais eficaz de realizá-los da melhor forma possível.

2. Melhora a qualidade dos serviços

Quando você faz um curso, por exemplo, de finanças para hotelaria e coloca em prática o que foi aprendido, percebe como as coisas melhoram?

O mesmo vai acontecer com os serviços prestados do seu hotel, pois, os funcionários que ficam na recepção podem receber treinamentos, por exemplo, de como atender melhor os clientes usando técnicas como o Espelhamento, demonstrando empatia, entre outras coisas.

3. Oferece maior vantagem competitiva

Quando você passa a pensar que uma empresa é feita de pessoas, já consegue perceber também que ela é única. Afinal de contas, as pessoas são únicas, cada uma com seu jeito de ser e é isso que torna o seu hotel tão especial.

Por isso, quando você oferece treinamento para os funcionários também está aumentando a sua vantagem competitiva. Afinal de contas, o concorrente pode copiar toda a parte física do seu hotel, mas as pessoas não.

4. Retém talentos

Oferecer treinamentos também é uma forma de valorizar os seus colaboradores e eles se sentem muito satisfeitos com isso.

Quando você paga um treinamento para eles demonstra que eles valem a pena o investimento, que confia no trabalho deles e assim fica muito mais fácil reter talentos. Já pensou perder um excelente funcionário só por causa disso? Por não oferecer cursos e outras coisas do tipo? É um problema que pode ser facilmente evitado.

5. Melhora o engajamento dos funcionários

Como dissemos, o treinamento faz com que os funcionários sintam-se mais valorizados pela empresa. Com isso, eles também passam a “vestir a camisa” de forma mais intensa.

O pensamento se modifica e eles agora também querem ver a empresa crescer, pois sabem que com o hotel em crescimento, eles também crescem. E não estamos falando apenas em questões financeiras, mas também de crescimento profissional.

6. Melhora o trabalho em equipe

Um bom treinamento pode ajudar, por exemplo, a estabelecer, de forma mais clara, qual o papel e a função de cada um dentro da empresa.

Com isso bem delimitado, o trabalho em equipe melhora. Cada um sabe o que deve fazer e quem chamar quando um problema acontece em determinado setor. Também fica mais claro quando o funcionário pode extrapolar sua função e ajudar o colega, fazer algo a mais visando melhorar o resultado de um serviço.

7. Torna os colaboradores mais proativos

Proatividade é a capacidade de tomar decisões que vão além do que foi ordenado a ser feito. É, por meio de raciocínio lógico e criatividade, encontrar uma boa solução e implementá-la sem precisar do aval de um superior ou avisá-lo sobre isso caso não possa naquele momento.

O funcionário, com base nos conhecimentos adquiridos no treinamento, é capaz de tomar decisões estratégicas e melhorar os serviços oferecidos no hotel.

Viu como oferecer treinamento aos colaboradores pode ser bem interessante? Quantas vantagens podem ser identificadas nisso? Então, comece hoje mesmo a pensar e pesquisar quais treinamentos os seus funcionários precisam e como isso pode ser aplicado de forma prática na melhoria dos serviços oferecidos aos hóspedes.

Quer mais dicas sobre como melhorar os processos na hotelaria? Então, assine a nossa newsletter!

Talvez, você ainda não perceba a importância disso, afinal de contas, eles já fazem o que são pagos para fazer: atender os hóspedes e seguir ordens. Mas seria muito melhor se eles conseguissem entregar mais do que isso, não é mesmo?

A ideia de oferecer treinamentos é justamente essa e, para deixar tudo mais claro, listamos abaixo as vantagens dessa prática. Confira!

Quais os benefícios de oferecer treinamento aos funcionários?

1. Aumenta a produtividade

Primeiro, precisamos estabelecer o que é produtividade. Ao contrário do que muitos podem pensar, aumentar a produtividade não é sinônimo de trabalhar mais, mas sim de fazer mais em menos tempo. Trata-se de ser mais eficiente.

Ao oferecer treinamento, pense que os seus funcionários farão os processos em um tempo menor, pois eles vão conseguir pensar em uma forma mais rápida e mais eficaz de realizá-los da melhor forma possível.

2. Melhora a qualidade dos serviços

Quando você faz um curso de, por exemplo, finanças para hotelaria e coloca em prática o que foi aprendido, percebe como as coisas melhoram?

O mesmo vai acontecer com os serviços prestados do seu hotel. Os funcionários que ficam na recepção podem receber treinamentos, por exemplo, de como atender melhor os clientes usando técnicas como o Espelhamento, demonstrando empatia, entre outras coisas.

3. Oferece maior vantagem competitiva

Quando você passa a pensar que uma empresa é feita de pessoas, já consegue perceber também que ela é única. Afinal de contas, as pessoas são únicas, cada uma com seu jeito de ser e é isso que torna o seu hotel tão especial.

Por isso, quando você oferece treinamento para os funcionários também está aumentando a sua vantagem competitiva. Afinal de contas, o concorrente pode copiar toda a parte física do seu hotel, mas as pessoas não.

4. Retém talentos

Oferecer treinamentos também é uma forma de valorizar os seus colaboradores e eles se sentem muito satisfeitos com isso.

Quando você paga um treinamento para eles demonstra que eles valem a pena o investimento, que confia no trabalho deles e assim fica muito mais fácil reter talentos. Já pensou perder um excelente funcionário só por causa disso? Por não oferecer cursos e outras coisas do tipo? É um problema que pode ser facilmente evitado.

5. Melhora o engajamento dos funcionários

Como dissemos, o treinamento faz com que os funcionários sintam-se mais valorizados pela empresa. Com isso, eles também passam a “vestir a camisa” de forma mais intensa.

O pensamento se modifica e eles agora também querem ver a empresa crescer, pois sabem que com o hotel em crescimento, eles também crescem. E não estamos falando apenas em questões financeiras, mas também de crescimento profissional.

6. Melhora o trabalho em equipe

Um bom treinamento pode ajudar, por exemplo, a estabelecer, de forma mais clara, qual o papel e a função de cada um dentro da empresa.

Com isso bem delimitado, o trabalho em equipe melhora. Cada um sabe o que deve fazer e quem chamar quando um problema acontece em determinado setor. Também fica mais claro quando o funcionário pode extrapolar sua função e ajudar o colega, fazer algo a mais visando melhorar o resultado de um serviço.

7. Torna os colaboradores mais proativos

Proatividade é a capacidade de tomar decisões que vão além do que foi ordenado a ser feito. É, por meio de raciocínio lógico e criatividade, encontrar uma boa solução e implementá-la sem precisar do aval de um superior ou avisá-lo sobre isso caso não possa naquele momento.

O funcionário, com base nos conhecimentos adquiridos no treinamento, é capaz de tomar decisões estratégicas e melhorar os serviços oferecidos no hotel.

Viu como oferecer treinamento aos colaboradores pode ser bem interessante? Quantas vantagens podem ser identificadas nisso? Então, comece hoje mesmo a pensar e pesquisar quais treinamentos os seus funcionários precisam e como isso pode ser aplicado de forma prática na melhoria dos serviços oferecidos aos hóspedes.

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